Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 10:11

MediaFLO é reconhecido pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão como uma Tecnologia Oficial para a difusão de conteúdo móvel

Reconhecimento formal pavimenta o caminho para serviços comercias no Japão.

SAN DIEGo – A Qualcomm Incorporated (Nasdaq: QCOM), líder em desenvolvimento e inovação de tecnologias, produtos e serviços sem fio avançados, anunciou hoje que o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC) do Japão reconheceu a tecnologia MediaFLO como uma das duas tecnologias oficiais para o serviço nacional de difusão de conteúdo móvel no Japão. Este marco significa que serviços de TV móvel, habilitados por MediaFLO, podem ser implantados no Japão assim que o espectro for disponibilizado em 2011. A única outra tecnologia de transmissão móvel reconhecida para esta finalidade pela MIC é a ISDB-Tmm, uma evolução do padrão de TV digital japonês (DTV), ISDB-T.

“Em trabalho estreito com empresas locais, demos um passo significativo para ampliar a diversidade da qualidade de transmissão de conteúdo móvel e serviços móveis com valor agregado disponíveis aos consumidores japoneses”, disse Neville Meijers, vice presidente sênior e gerente geral, FLO Internacional. “A plataforma de MediaFLO oferece uma rica experiência para o usuário, alta capacidade de canal e uma camada de serviços aberto para apoiar uma ampla gama de serviços de transmissão móveis, tornando-se uma plataforma ideal para complementar os serviços 3G e o padrão ISDB-T do país para a programação livre/gratuita de TV móvel”.

No ano passado, o MIC aprovou dois testes de TV móvel com MediaFLO nos espectros VHF e UHF, liderados pela MediaFLO Japan Planning Inc. (MJP) – uma joint venture entre a Qualcomm e a KDDI – na província de Okinawa, e pela Media Scope Inc. na província de Shimane. Ambos os testes mostraram com sucesso as vantagens técnicas e de negócio que a plataforma MediaFLO oferece, abrindo caminho para a implementação comercial.

O teste em Okinawa marcou a primeira vez em que a tecnologia MediaFLO foi testada usando o espectro VHF. A Toyota Motor Corporation posteriormente se juntou ao teste da MJP para testar a recepção de sinais MediaFLO nas rodovias e ruas da cidade, com resultados de desempenho positivos. A segunda fase de teste em Okinawa começou neste mês, com uma mistura de conteúdo para vídeo nos formatos curto e longo, música, clipcasting e aplicações de datacasting.

O teste em andamento em Shimane emprega uma variedade de serviços de MediaFLO que incluem TV móvel linear e, pela primeira vez, transmissão de clipcasting para grandes painéis digitais, feitos pela Samsung do Japão. O teste demonstra como a tecnologia MediaFLO pode ser utilizada para a difusão de publicidade, notícias e serviços de informação ao público em geral. O teste tem sido conduzido em UHF, no canal 62, em lojas, conjuntos de escritórios, na Universidade de Shimane – no campus de Matsue, e nos centros comerciais vizinhos.

“A seleção oficial da tecnologia MediaFLO no Japão é significativa também para a América Latina, onde um crescente número de países têm selecionado a tecnologia japonesa ISDB-T como padrão de TV digital (DTV), incluindo a Argentina, Brasil, Chile, Peru e Venezuela”, disse Flavio Mansi, vice presidente sênior e presidente da Qualcomm para a América Latina. “Nós vemos MediaFLO e ISDB-T como tecnologias complementares e acreditamos que os padrões coexistirão num dado mercado para impulsionar tanto a aceitação do consumidor como a geração de receita para os serviços de TV móvel”.

As tecnologias de MediaFLO e ISDB-T foram testadas com sucesso em dispositivos móveis multimodo no Japão e na América Latina. Em países onde o ISDB-T tem sido implementado como padrão terrestrial free-to-air (FTA), a tecnologia de MediaFLO pode ser implementada em dispositivos multimodo para a transmissão de conteúdo premium e serviços de conteúdo móvel com valor agregado. A Qualcomm possibilita o uso de dispositivos multimodo a partir das tecnologias de transmissão móveis MediaFLO, ISDB-T e DVB-H, através do seu chip Universal Broadcast Modem™ (UBM™).

MediaFLO é uma plataforma de transmissão de TV móvel para a distribuição, em alta qualidade, de entretenimento e informação, incluindo o streaming de vídeo e áudio, clipcasting, IP datacasting e serviços interativos. MediaFLO é uma tecnologia aberta e reconhecida globalmente, padronizada pela Associação da Indústria de Telecomunicações (TIA) e pelo Instituto Europeu de Normas para Telecomunicações (ETSI) e recomendada pelo ITU-R, para a transmissão de aplicações multimídia e de dados. Criada para mobilidade, MediaFLO foi projetada para aumentar a capacidade e cobertura, bem como reduzir custos na distribuição de conteúdo multimídia para dispositivos móveis. Mais informações sobre MediaFLO está disponível no site www.mediaflo.com, onde você pode ver uma demonstração virtual ou baixar um kit digital para a imprensa.

A Qualcomm Incorporated (Nasdaq: QCOM) é líder no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços inovadores para comunicações digitais sem fio, baseados em CDMA e outras tecnologias avançadas. Sediada em San Diego, Califórnia, a Qualcomm está incluída nos índices da S&P 100, S&P 500 e é uma empresa que figura na FORTUNE 500 de 2009. [ www.qualcomm.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira