Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 10:14

Produtores independentes mostram resultados com o gusa verde em evento da ABM

Utilizando o carvão vegetal como matéria-prima termorredutora na produção do ferro gusa, os produtores independentes dão sua contribuição para a redução dos gases do efeito estufa na atmosfera. Ao mesmo tempo, cumprem a legislação e investem em tecnologia e reflorestamento para alcançar a auto-sustentabilidade na produção da matéria-prima que abastece seus fornos.

Exemplos dessa postura serão apresentados no próximo dia 24, em Ouro Preto (MG), durante a realização do ‘3º Painel sobre a Indústria do Gusa – Produtores Independentes’, que integra a programação do 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e do 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro promovidos pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

“Centralizamos os debates no tema gusa verde, dada sua importância para a siderurgia nacional, pioneira no mundo nesta energia, que é totalmente limpa”, explica Sérgio Scherer (Minitec) que, juntamente com Rodrigo Valladares (Viena), coordena os trabalhos do painel.

Ele explica que a produção ferro gusa no Brasil, em 2008, foi de 35 Mi/t. Deste total, aproximadamente 70% foram gerados em fornos que utilizam o coque e, 30%, o carvão vegetal, sendo 24% produzidos por produtores independentes.

A programação do painel será cumprida na parte da manhã, das 8h15 às 12h20, com abertura pelo engenheiro Renato Ciminelli, gerente-executivo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), que falará sobre ‘O Polo de Excelência Mínero Metalúrgico de Minas Gerais, com foco no Aço Verde’.

O tema ‘Gusa Verde, a Geração de Empregos e sua Influência sobre a Melhoria do IDH e a Obtenção de Crédito de Carbono’ será abordado por Paulino Cícero de Vasconcelos, presidente do Sindifer (Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais), que assumiu o mandato com a prioridade de implantar políticas de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do setor.

O advogado, que é também presidente do Conselho da Asibras (Associação das Siderúrgicas do Brasil), cujas empresas associadas já possuem mais de um milhão e 300 mil hectares de mata plantada, foi ministro das Minas e Energia, secretário de Estado do Meio Ambiente em MG, presidente da Usiminas e membro do Conselho de Administração da Vale.

Para falar sobre ‘Minério de Ferro para a Indústria do Gusa’, participa do painel o engenheiro José Murilo Mourão, consultor, ex colaborador da Vale e ex-membro da Divisão Técnica de Redução da ABM.

O tema gusa verde volta aos debates com a palestra ‘A Importância da Carbonização na Cadeira Produtiva: Florestas Plantadas - Centrais de Carbonização – Usinas de Gusa’ a ser apresentado pelo engenheiro Sérgio W. Garcia Scherer (Minitec) e membro da Divisão Técnica de Redução da ABM.

Bernardo Valadares Gontijo (Grupo AVG) e Paulo Afonso de Faria Gomes (Grupo Queiroz Galvão) abordarão, respectivamente, o ‘Mercado Doméstico e o Mercado Externo de Gusa: passado, presente e futuro’

Atuará como moderador dos debates, o engenheiro João Pignataro Pereira, da Coordenação Geral de Indústrias Intensivas em Recursos Naturais ligada à Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC.

O 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e o 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro serão realizados no Centro de Artes e Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), entre os dias 22 e 26 de novembro, reunindo profissionais das principais indústrias siderúrgicas, produtores independentes e mineradoras do País, além de pesquisadores que estudam as melhores práticas na área de redução e tecnologia mineral.

A programação, rica e diversificada, em torno do tema central Inovação tecnológica e os paradigmas da siderurgia e mineração prevê cursos, palestras, mesa-redonda, painéis e apresentação de mais de 100 trabalhos técnicos, dando aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre os principais desenvolvimentos nas áreas de redução e minério de ferro nas empresas e no meio acadêmico. [ Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/reducaoetecnologia/2009]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira