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20/11/2009 - 10:35

Brasília reduz em 9% o consumo de sacolas plásticas em um mês

A cidade é a 5ª capital brasileira a receber o programa que envolve o produtor de sacolas, na melhoria da qualidade do produto, o varejo e o consumidor no incentivo ao consumo sem desperdício e descarte adequado.

Brasília registrou uma queda de 9% no consumo de sacolas plásticas no mês de outubro. Este foi o resultado obtido pelas redes de supermercados que participam do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, lançado na cidade, com o objetivo de promover a qualidade das sacolas plásticas, incentivar seu uso responsável, a reutilização e o descarte correto.

Com o programa, o consumidor não tem mais a necessidade de usar uma sacola plástica dentro da outra, ou usá-las pela metade de seu espaço para carregar as compras. As dez lojas das redes Carrefour e Pão de Açúcar que aderiram ao Programa passaram a fornecer sacolinhas produzidas de acordo com a norma ABNT 14.937. Ou seja, são mais resistentes, levam o Selo de Qualidade Abief-INP e garantem a segurança no transporte das mercadorias.

Os gerentes, supervisores, promotores, empacotadores e operadores de caixa desses supermercados foram treinados para informar o consumidor sobre a melhoria na qualidade das sacolas adotadas e promover o uso consciente, a reutilização das sacolinhas e seu descarte correto. Isso tem feito com que o consumidor utilize uma quantidade menor de sacolas plásticas, visando a preservação ambiental, sem ter que deixar de usar estas embalagens.

Pesquisa Ibope realizada com mulheres das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de seus domicílios, revela que 100% delas reutilizam as sacolas plásticas após as compras, 73% as utilizam para acondicionar o lixo doméstico, 69% consideram as sacolinhas como a embalagem ideal para carregar suas compras e 75% dizem que é função do varejo seu fornecimento. Isso mostra que o consumo responsável é a maneira do consumidor contar com o melhor produto para carregar suas compras, com a economia que as sacolinhas proporcionam em sua reutilização e, ainda, preservar o ambiente.

O mundo hoje discute soluções para o uso e descarte excessivo de sacolas plásticas e a indústria nacional dá um passo inédito rumo à sustentabilidade, ao desenvolver um Programa com base nos conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem — os 3Rs. “A importância desta ação está na responsabilidade compartilhada – envolvemos toda a cadeia, desde o fornecedor de sacolas plásticas, passando pelo supermercado, até a população”, afirma o presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo.

Brasília é o 5º destino no Brasil do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. Hoje, já funciona em São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e a média de redução de sacolas tem sido superior a 15%.

Somente o Pão de Açúcar obteve redução de 35%. Com isso, a produção de sacolas, que em 2007 era de 17,9 bilhões de unidades passou a ser de 16,4 bilhões em 2008 e estima-se finalizar 2009 com 15 bilhões.

Trata-se de uma iniciativa da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos em parceria com o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief).

Além de contar também com o apoio da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

INP, a Plastivida e a Abief - O Instituto Nacional do Plástico (INP) iniciou suas atividades em 1989 com o propósito de atuar como vertente tecnológica da cadeia produtiva do plástico. Trabalha ainda no sentido de tornar o mercado brasileiro de plásticos mais competitivo no cenário internacional e desenvolve projetos a partir das seguintes frentes de trabalho: Qualidade e Produtividade, Tecnologia, Agronegócio, Qualificação Profissional, Normalização, Imagem do Plástico e Exportação.

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos foi fundada em 1994. Nesses 13 anos de vida, acumulou grande conhecimento em áreas como educação ambiental, responsabilidade social e legislação sobre manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e reciclagem. Com esse perfil, a entidade vem promovendo a interação entre a sociedade, os governos e as indústrias do setor. A utilização ambientalmente correta do plástico está entre seus principais objetivos.

A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), criada em 1977, reúne hoje 166 empresas responsáveis pela produção de diversos tipos de embalagens. Tem como um de seus principais objetivos promover a integração de toda a cadeia produtiva do plástico até a empresa usuária de embalagem. A entidade também fomenta a reciclagem de conhecimentos e a atualização tecnológica e mercadológica das empresas do setor nos âmbitos nacional e internacional.| Site: www.plastivida.org.br

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