Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 10:54

Uma semana cheia de ideias e inspirações


Ideias, visões, inspirações, propostas. Esses conceitos inundaram o bairro Moinhos de Vento durante a Semana ARP da Comunicação, que encerrou no dia 13 de novembro (sexta-feira). Profissionais de muitas áreas como empresários, comunicadores e artistas apresentaram suas opiniões e compartilharam seus conhecimentos. As peças que foram destaque na propaganda gaúcha foram premiadas no 35º Salão da Propaganda e, no já tradicional jantar, os melhores publicitários e agências foram reconhecidos.

Antes mesmo de começar a semana, o Moinhos já estava repleto de intervenções que marcariam os dias de programação. Dez estrelas gigantes, iniciativa da DEZ Propaganda, foram espalhadas pelo bairro e customizadas por artistas locais. Além de estampar a programação da Semana, elas interagiam com o público por meio da programação cultural. No Parcão, as bike-taxis, engenhocas pilotadas por bikers profissionais, fizeram passeios pelas redondezas. Tudo para inserir a comunidade no clima da Semana da ARP.

A abertura oficial do evento teve um charme especial, com a presença de cinco mulheres poderosas. O Seminário Fala Feminina foi conduzido pelas opiniões da atriz Marisa Orth, da publicitária Tetê Pacheco, da jornalista Cláudia Giudice, da professora Saraí Schmidt e da jornalista Cláudia Laitano. Elas debateram o papel da mulher na comunicação e maneira como a publicidade ajuda a construir o imaginário feminino.

Um outro destaque da programação foi o apresentador do CQC, Marcelo Tas, que esbanjou bom humor ao comentar as peripécias do brasileiro para suprir o déficit tecnológico, comum no Brasil. Também arrancou risadas do público ao comentar detalhes sobre seu programa na Band e sobre a abrangência das redes sociais.

O gaúcho Lucas Mello, da LiveAD, contou como repensou a velha fórmula da comunicação boca a boca dentro dos conceitos do buzz marketing. Em três anos, sua agência já abocanhou clientes de peso no Brasil e no exterior, como Google, Brastemp, Kellogs, Nike e Nokia. Tudo fazendo ações simples e muito criativas para atingir um público específico. Uma das ferramentas citadas por ele foi, como nos outros, as redes sociais, que dominaram o debate no evento.

Quem também fomentou a discussão sobre a construção e a consolidação de uma marca foi o empresário José Antônio Fay, presidente da Brasil Foods, mega-empresa surgida a partir da fusão entre Sadia e Perdigão. “Quando mais baseadas em commodities estiverem as empresas, mais vulneráveis estarão a variações cambiais e oscilações de mercado. No caminho inverso, quanto mais baseadas em marcas sólidas, mais protegidas estarão as organizações”, afirmou ele durante a reunião almoço que ocorreu no Sheraton.

Enquanto os palestrantes debatiam temas fundamentais para o mercado publicitário e para quem se interessa por temas relacionados à comunicação, outros setores do evento promoviam inspirações. Literalmente. Foi o que fez o vice-presidente da DCS, Beto Callage. Durante toda a Semana, ele e convidados apresentaram as fontes de suas inspirações e debateram sobre os temas propostos pelos convidados.

Ainda entre os palestrantes, um dos destaques foi o designer Fábio Sasso, responsável pelo sucesso do blog Abduzeedo, um dos mais acessados do mundo (mais de dois milhões de visitas mensais), que falou sobre a importância de ser mais ativo e menos moroso com o processo de planejamento. Segundo ele, essa rapidez foi um dos pilares do blog, criado inicialmente para ser uma espécie de back-up de seus trabalhos e de peças que o interessavam no mundo do design.

O evento encerrou com o premiadíssimo Sergio Valente, da DM9DBB, que falou sobre a função de criar campanhas e administrar a agência ao mesmo tempo. Ele também abordou os rumos da publicidade e a importância de compreender o novo cenário que se desenha com a consolidação da internet e das redes sociais como instrumento de comunicação.

Durante a entrega dos prêmios, no Jantar da Propaganda que ocorreu na noite de quinta-feira (12/11), o presidente da ARP, Celso Chittolina, afirmou que sua sensação em relação ao evento é de dever cumprido. Aliás, o mesmo sentimento que ele diz ter em relação à sua gestão na ARP, que termina junto com a Semana. | Crédito/foto: Estúdio Chittolina

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira