Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 10:56

Mais uma cidade no Marrocos escolhe o VLT Citadis da Alstom

A Casa Transports, empresa pública encarregada da construção da rede de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Casablanca, Marrocos, escolheu a Alstom para o fornecimento e manutenção de 74 VLTs Citadis. A negociação também inclui opções para o fornecimento de trens extras, bem como manutenção da frota por um período de 15 anos.

A Alstom fornecerá os VLTs Citadis acoplados (unidades duplas) de 65 metros no total – uma configuração semelhante aos trens atualmente em construção para a cidade de Rabat. Isso otimizará os custos das peças de reposição e de manutenção de ambas as redes. Os primeiros trens serão entregues à Casa Transports 24 meses após o contrato ser iniciado, com o começo das atividades comerciais previsto para dezembro de 2012. Os 74 VLTs Citadis serão operados em uma linha de 30 km que atravessa a cidade de leste a oeste. Espera-se que eles transportem 250 mil passageiros por dia.

Presente no Marrocos há 40 anos, a Alstom contribui com desenvolvimento da rede ferroviária marroquina, que é um componente fundamental do desenvolvimento do país. A Alstom já forneceu 27 locomotivas elétricas à ONCF (a operadora marroquina de linhas ferroviárias estaduais) desde 1992, enquanto 20 locomotivas Prima de última geração estão sendo entregues atualmente. A Alstom também tem dado suporte à rede ferroviária marroquina duplicando as vias férreas na linha Fez-Meknes, em operação desde junho de 2007, e modernizando o sistema de sinalização de 900 km de linhas e 60 estações, incluindo a estação de Casablanca. A Alstom também está fornecendo 22 VLTs acoplados para Rabat e está envolvida em um projeto para construir uma linha de altíssima velocidade entre Tangiers e Kenitra, enfatizando seu papel altamente ativo no fornecimento de soluções de transportes inovadoras e ambientalmente corretas ao Marrocos.

Até agora, 1.291 VLTs Citadis foram encomendados por 32 cidades do mundo todo e cerca de 60 outras cidades têm projetos de VLTs planejados para os próximos anos. No Brasil, Brasília foi a primeira cidade a acreditar nesta tecnologia, com um contrato que prevê o fornecimento de 8km de via e 16 VLTs (para a primeira fase). Como uma solução bem sucedida de transporte, os VLTs nos permitem desenvolver a mobilidade sustentável, repensar e modernizar áreas urbanas, aumentar a herança arquitetônica e ajudar a expandir o alcance de cidades e capitais.

Alstom - Promotora da mobilidade sustentável, a Alstom desenvolve e comercializa a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços no setor ferroviário. A Alstom gerencia todos os seus sistemas de transporte, material rodante, sinalização e infraestrutura e oferece soluções “turnkey”. O setor Transporte da Alstom registrou vendas de 5.7 bilhões de euros no ano fiscal de 2008-2009 e um crescimento da ordem de 9%, se comparado com o ano anterior. O setor Transporte da Alstom está presente em cerca de 60 países e emprega em torno de 27.000 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira