Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 11:09

Fórum em Brasília debate incentivo do governo à produção nacional de fármacos

Evento patrocinado pelo Laboratório Cristália reunirá cadeia produtiva farmacêutica.

Aumentar a produção nacional de medicamentos para reduzir a dependência externa – que hoje atinge 80% dos princípios ativos utilizados no País – e, assim, reduzir o déficit da balança comercial neste setor e otimizar o orçamento de saúde pública. Este é um dos temas que serão debatidos no próximo dia 19 de novembro, no Senado Federal em Brasília – DF, a partir das 9 horas, durante o Fórum Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável com o patrocínio do Laboratório Cristália e Merck Sharp&Dohme.

Entre diversos assuntos pautados para o Fórum está o surgimento de novos medicamentos, visando a melhoria das condições de saúde da população. No entanto, com pouca produção nacional e crescimento acentuado nos gastos com a saúde, o governo brasileiro tem motivos para se preocupar. Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável apontam que, no Brasil, a situação é particularmente grave, pois o país não produz fármacos e medicamentos suficientes para atender a demanda nacional.

A dependência externa tem refletido diretamente na balança comercial e no orçamento da saúde pública. Para reduzir os gastos, o governo tem buscado uma política concreta de desenvolvimento da cadeia produtiva farmacêutica, garantindo a produção de medicamentos e insumos estratégicos para o País. Um dos recursos para recuperar o fôlego competitivo do Brasil neste cenário é o investimento em inovação na cadeia produtiva de fármacos. O tema será abordado durante o Fórum em uma palestra apresentada pelo Dr. Ogari Pacheco, presidente do Laboratório Cristália, no módulo que será apresentado das 9 às 14h.

Mesmo com os avanços nos últimos anos, os indicadores atuais mostram que a política de inovação no Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Vale lembrar que o Brasil está entre os maiores mercados de medicamentos do mundo, ocupando a 9ª posição em relação a vendas, e é considerado mercado prioritário para as grandes corporações farmacêuticas.

Devido à amplitude e importância do assunto, o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica no Brasil terá transmissão por videoconferência com interação em tempo real, com as Assembleias Legislativas, por Vídeo Streaming (via Internet) com acesso pela página do Senado Federal e pela televisão, com transmissão ao vivo pela TV Senado e TV Câmara.

. [ Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica no Brasil, no dia 19 de novembro, a partir das 9 horas, no Senado Federal, Brasília – DF. E-mail: [email protected] | Informações e inscrições: através dos telefones (61): 3368-6044 / 3468-5696 / 9964-3143].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira