Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 11:39

Itautec completa 30 anos com expansão internacional

Empresa comemora a conquista de contratos recordes e se prepara para o lançamento de novas soluções.

A Itautec completa 30 anos de atividade, tendo consolidado sua posição como a maior empresa brasileira de tecnologia no exterior e mantendo a mesma linha desde sua fundação, de desenvolver soluções e produtos de tecnologia para otimizar os processos e garantir a produtividade de seus clientes.

A companhia, que nasceu para prover soluções tecnológicas para o banco Itaú, hoje oferece serviços e equipamentos de automação bancária, comercial e informática. Possui uma base de 2369 clientes corporativos e milhares de usuários. Uma das poucas empresas sobreviventes ao período de reserva de mercado, na década de 80, a Itautec sempre buscou contribuir para a disseminação de novas tecnologias no Brasil e para a evolução da automação comercial e bancária no país.

Completando também duas décadas de presença no exterior - a primeira filial foi aberta em Portugal - a companhia ainda atua na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México e Venezuela. A operação internacional contempla exportação de equipamentos de automação bancária e comercial e prestação de serviços para diversos países das Américas, Europa e África.

A atuação global da Itautec garantiu a 24a posição da empresa no respeitado ranking FinTech 100, que lista os maiores fornecedores mundiais de tecnologia para o setor financeiro, sendo a primeira colocada brasileira em dois anos consecutivos. Para o próximo ano, a empresa deve manter, na área internacional, seu foco em mercados como México, Portugal e em novas oportunidades na comunidade européia.

Já no mercado interno, será o momento de consolidar as operações nos canais, com ênfase em automação comercial e soluções para médias e pequenas empresas. A companhia também prepara novas soluções de alto valor agregado como a suíte para automação comercial Siac Store e diversos lançamentos em informática.

“Nossa companhia cresceu apoiada nos pilares estabelecidos pelo Dr. Olavo Setubal, que fundou uma empresa brasileira de tecnologia, e não apenas uma importadora de conceitos”, comenta o CEO, Guilherme Castilho. “A Itautec sempre investiu no talento nacional e na capacidade de desenvolvimento do País. Por isso hoje, somos capazes de exportar equipamentos com alta qualidade e ser competitivos no mercado internacional”, completa o executivo.

Presença e portifólio - Atualmente, a operação da companhia conta com mais de 6 mil funcionários, sendo 400 deles locados no exterior e 5900 no País. No Brasil, mais de 2 mil técnicos de campo compõem a maior rede de assistência técnica do País, que, com um total de 2,7 mil pontos de presença, atende mais de 3 mil cidades. Essa capilaridade fez com que, neste ano, a Itautec atingisse a marca histórica de mais de 6 milhões de equipamentos suportados por contrato pela área de serviços. “Contamos com uma equipe altamente especializada, que agrega valor ao serviço e nos torna parceiros dos nossos clientes na gestão e manutenção de seus parques tecnológicos”, afirma Castilho.

O portfólio robusto e a presença em regiões de difícil acesso foram determinantes para a conquista de contratos e licitações, como a do programa ProInfo, do Ministério da Educação, que prevê a entrega de 8.750 laboratórios de informática a escolas públicas rurais de todo o País. Em algumas localizações, o acesso é feito apenas por aviões bimotores e barcos. A estrutura da Itautec permitiu que a empresa oferecesse, além dos equipamentos e instalação em todas as escolas do programa, assistência técnica por dois anos.

Na área de automação bancária, a Itautec possui a segunda maior base instalada de ATMs da América Latina e a décima do mundo, segundo a pesquisa Retail Bank Research. Este ano, a companhia venceu licitações e conquistou contratos para fornecimento de cerca de 9 mil caixas eletrônicos apenas para o Banco do Brasil e Nossa Caixa. Somados, os valores dos contratos chegam a R$ 240 milhões. “Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados em 2009 fizeram com que a Itautec conseguisse atender melhor às necessidades do mercado e oferecer esses produtos. Atualmente, nossa fábrica de ATMs produz números recordes de equipamentos”, complementa o CEO da companhia.

Em automação comercial, a aposta da empresa é na adaptação da solução QuickWay Self Checkout para o mercado brasileiro. Sucesso em Portugal em lojas como Fnac, e Auchan, e no Carrefour Itália, as vendas do equipamento de auto-atendimento para pagamento de compras em supermercados e lojas de departamento estão em processo de negociação no Brasil.

A Itautec também ampliou sua participação no varejo, com lançamentos de informática exclusivamente destinados aos consumidores finais, como o notebook N8635 e o desktop InfoWay 3D. Esses equipamentos possuem aplicações gráficas avançadas e são destinados a usuários que desejam boa performance em jogos e vídeos de alta definição. Neste ano, a companhia também lançou o seu primeiro modelo de netbook, destinado tanto para usuários finais quanto para profissionais autônomos ou vendedores. Com a chagada do Windows 7, a companhia ampliou a oferta do modelo, oferecendo um dos únicos netbooks do mercado com 2GB de memória. O último lançamento da companhia é o notebook ultrafino L9310, que possui chip com tecnologia Ultra Low Voltage, mais compacto e que consome menos energia.

Com o objetivo de diminuir, de forma progressiva, o impacto das operações da companhia, a Itautec mantém, desde 2001, um programa de Gestão Ambiental, que contempla a fabricação de equipamentos adequados à diretiva RoHS, que determina a isenção de substâncias tóxicas na fabricação dos seus equipamentos. Hoje, 93% de toda a produção da Itautec esta em linha com a diretiva. Os 7% restantes são equipamentos de automação comercial que terão sua fabricação descontinuada gradativamente. A empresa tem, ainda, um dos programas mais avançados de destinação correta de resíduos eletro-eletrônicos, que, em dois anos, já destinou 800 toneladas de materiais para reciclagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira