Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 11:45

Novo ano, novo Nordeste, novos horizontes

O ano está chegando ao fim. E, para felicidade geral da nação, o clima é de muito mais esperança e menos temor do que em 2008.

Quem não se lembra das incertezas que marcaram o último trimestre do ano passado, quando a crise econômica prenunciava dificuldades ímpares? Empresas suspendiam investimentos, profissionais de todos os setores receavam perder seus empregos e a quebradeira de bancos causava verdadeiros calafrios, tornando a frase “feliz ano novo” quase uma ironia.

Felizmente, os momentos de maior tensão parecem ter ficado para trás. Já podemos comemorar a recuperação da indústria, a retomada da geração de empregos e o reconhecimento mundial do belo papel desempenhado pelo Brasil, que se tornou um dos destinos preferenciais dos investidores.

No Nordeste, pela primeira vez desde o ciclo da cana-de-açúcar, o crescimento econômico regional supera a média do País. Os investimentos privados na região saltaram de 300 milhões de reais para mais de 3 bilhões de reais nos últimos sete anos. Cerca de duas mil companhias de médio e grande porte se estabeleceram na região de 2004 até agora e ajudaram a gerar 1,2 milhão de postos de trabalho. Com mais oportunidades, empregos melhores e renda mais alta, o nordestino elevou seu padrão de consumo em 8% nesta década, e deve aumentar essa marca até o final do ano. Em Pernambuco e na Bahia, as taxas de crescimento anual vêm se mantendo na faixa dos 7% desde 2001, contra a média brasileira de 2,3%.

Com 23 novos polos industriais e agrícolas instalados no interior dos estados, pôde-se assegurar que as boas oportunidades não ficassem restritas às capitais e pudessem se disseminar por um número maior de localidades.

Como se vê, tudo indica que os próximos capítulos dessa nova história brasileira serão repletos de boas novas, tornando o sabor dos brindes do próximo réveillon especialmente delicioso!

. Por: Marcelo Nogueira de Andrade, sócio-diretor da BDO, quinta maior empresa do mundo nos segmentos de auditoria, tax e advisory, e responsável pelo escritório da empresa em Salvador, BA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira