Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2009 - 11:52

Melão brasileiro é destaque em Portugal

Ação de degustação realizada pelo Brazilian Fruit em supermercados europeus tem como foco conquistar novos consumidores.

Com o objetivo de incrementar o consumo e posicionamento das frutas brasileiras no mercado estrangeiro, o Projeto Brazilian Fruit - iniciativa do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) - promove ações de degustação de frutas nacionais em redes de supermercados europeus. Durante os meses de novembro e dezembro, o melão brasileiro será destaque nas ações que acontecem em Portugal. O Ibraf conta com a parceria do Comitê Executivo de Fitossanidade (COEX), para esta ação, a entidade é a gestora do programa para disseminação do melão no mercado internacional.

Participam do programa cinqüenta lojas, que contarão com exposição especial dos produtos e degustação, além de promotores treinados para falar das propriedades da fruta. Entre as redes participantes da campanha estão Continente, Jumbo, Intermarché e El Corte Inglés.

O melão foi escolhido para essa ação devido à sua procura na região, cerca de 80% da produção nacional é exportada, principalmente para a Europa. A fruta é a segunda mais exportada pelo Brasil, com 211.789 toneladas e US$ 152 milhões, segundo dados da SECEX - Secretaria de Comércio Exterior.

"A Europa figura entre os principais destinos das nossas frutas, e o consumo geral em Portugal está entre os mais altos", afirma Sérgio Abreu, diretor de marketing do Ibraf. Ainda segundo Abreu, em 2008 a exportação de melão para o país atingiu a marca de 3.210.653 kg, o que representa mais de US$ 2,2 mi em exportação.

Além de solidificar o hábito do consumo da fruta, a campanha visa mostrar a possibilidade de consumo do melão no inverno com o mesmo padrão do verão, devido à sua variedade. "A ação de degustação faz parte de um amplo projeto promovido pelo Brazilian Fruit. Outras ações como esta devem ocorrer em breve em mercados internacionais", finaliza.

Perfil Brazilian Fruit - O programa Brazilian Fruit é realizado desde 1998 pelo Ibraf, em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de promover as frutas brasileiras e seus derivados no exterior, consolidando a imagem do Brasil como grande produtor e exportador de frutas frescas e processadas com qualidade, diversidade e salutabilidade.

Em 1998 o projeto teve início com a promoção de 4 frutas frescas, atualmente agrega mais de 20 produtos frescos e processados. Os frutos desta iniciativa, podem ser percebidos nos resultados das exportações: em 1998 foram exportadas 296 mil toneladas de frutas frescas, já em 2008, o volume saltou para 888 mil toneladas. Quanto às frutas processadas em 2007 foram exportados US$ 2,7 bilhões.

Além do aumento das exportações, cabe destacar nos últimos anos o crescimento no número de empresas exportadoras, dos tipos de frutas exportadas e de seus respectivos países de destino.[ http://www.brazilianfruit.org]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira