Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2009 - 08:50

Entergy Nuclear espera economizar US$ 1 milhão por dia com soluções PLM da Dassault Systèmes

Ferramentas são utilizadas em modelagem 3D e simulação para manutenção de planta nuclear.

A Dassault Systèmes (DS) (Euronext Paris: #13065, DSY.PA), líder mundial em 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que a Entergy Corp., segunda maior operadora de energia nuclear nos Estados Unidos, que gerencia dez pontos comerciais e 12 reatores, está usando soluções Dassault Systèmes para modelagem digital 3D, planejamento e simulação de tarefas de manutenção.

Na planta Waterford 3, perto de New Orleans, em Lousiana, a empresa simulou diversos projetos de manutenção utilizando soluções da Dassault Systèmes. Os projetos incluem análise de impacto de incêndios em áreas-chave da planta, substituição de sensores de instrumentação que monitoram as condições de combustível de reatores, e remoção e troca do motor, de 57 toneladas, da bomba de refrigeração de um reator.

A Entergy implementou uma série de tecnologias Dassault Systèmes para estar preparada para estas atividades de manutenção, incluindo CATIA para a criação da planta, e DELMIA, para simular o trabalho no atual projeto. Para se certificar de que a equipe tinha as dimensões exatas, a Entergy costumava utilizar digitalização e fotogrametria digital da Areva NP, um parceiro Dassault Systèmes. A BCP Engineers & Consultants era o principal empreiteiro para os projetos. A Entergy planeja, no futuro, utilizar o software ENOVIA para gerenciar ativos e projetos de engenharia.

A modelagem e simulação de substituição do motor da bomba de refrigeração do reator foram particularmente importantes, pois qualquer atraso imprevisto durante o projeto poderia custar até US$ 1 milhão por dia, devido à necessidade de adquirir energia de outros fornecedores.

A bomba de refrigeração do reator, motor e controles foram transferidos para o edifício de confinamento durante a construção, no início de 1980, mas muitos elementos estruturais, que não estavam no projeto original, foram acrescentados ao longo dos últimos 25 anos.

A planta Waterford 3 alavancou modelos digitais 3D do CATIA que foram criados ao longo do projeto de planejamento de segurança contra incêndios. O modelo atualizado com a dimensão exata da área de contenção do reator tornou possível encontrar incoerências estruturais no momento da simulação da remoção. Duas interferências que poderiam ter causado grandes atrasos foram detectadas pela modelagem e simulação da tarefa no DELMIA.

"Explorar o uso de 3D com tecnologia laser de digitalização é tão transformador e inovador para as disciplinas de engenharia e de gerenciamento de projetos como foi a mudança da régua de cálculo para calculadoras no final dos anos 60 e início dos anos 70", diz John Mahoney, líder em Inovações em Operações da Nuclear Entergy. A combinação de digitalização e modelagem com planejamento avançado permite a criação de processos que podem reduzir bruscamente o longo prazo para substituição de gerador praticado pela indústria: 78,5 dias. Em alguns casos, esse tempo poderia ser reduzido em quase 20%."

No futuro, a Entergy espera integrar as atividades do cronograma do projeto ao modelo 3D, o que irá proporcionar a oportunidade de continuar a reduzir drasticamente interrupções de cronograma por meio da otimização de cenários críticos.

"A Dassault Systèmes está animada em ver os bons resultados das soluções DELMIA utilizadas com sucesso no setor de energia," disse Rolf Gibbels, diretor da Indústria de Energia na Dassault Systèmes. "Vantagens que têm sido percebidas há décadas no mundo industrial agora estão sendo aplicadas na construção e manutenção de complexos desafios na geração de energia".

Com sede em Jackson, no estado do Mississippi, a Entergy Nuclear e sua unidade EquaGen LLC são donos e operam a segunda maior frota nuclear na América do Norte, com capacidade de geração nuclear de 11.022 megawatts, energia suficiente para cerca de 10 milhões de lares. A planta física de trabalho deve ser concluída no segundo semestre deste ano, quando o reator do novo motor da bomba refrigerante será instalado.

Dassault Systèmes - Como líder mundial em soluções 3D e soluções PLM, a Dassault Systèmes oferece qualidade para mais de 115.000 clientes em 80 países. Pioneira no mercado de software 3D desde 1981, a Dassault Systèmes desenvolve e comercializa software e serviços de aplicação PLM, que oferecem suporte a processos industriais, proporcionando uma visão 3D completa do ciclo de vida dos produtos, desde a sua concepção até a sua manutenção e reciclagem. O portifólio da Dassault Systèmes está composto pelos softwares: CATIA para desenho do produto virtual, SolidWorks para desenho mecânico 3D, DELMIA para produção virtual, SIMULIA para avaliação virtual, ENOVIA para o gerenciamento global e colaborativo do ciclo de vida, e o 3DVIA para reais experiências em 3D online. A Dassault Systèmes possui ações nas bolsas Nasdaq (DASTY) e Euronext Paris (#13065, DSY.PA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira