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24/11/2009 - 09:53

A mídia como fonte de estudo

"O estudo da mídia precisa ser crítico, relevante. Deve criar e manter certa distância entre si e seu objeto. Precisa mostrar que é pensante", afirma Roger Silverstone, autor de Por que estudar a mídia, de Edições Loyola. A obra revela que os significados produzidos pelas várias comunicações que estão presentes na vida cotidiana saíram de instituições cada vez mais globais, estabelecendo uma plataforma, uma forma dominante de mídia, para a comunicação de massa.

O poder dessas instituições é um traço fundamental da cultura da mídia contemporânea. Para Silverstone "Grande parte do debate atual baseia-se numa noção da velocidade dessas diversas mudanças, mas confunde-se a velocidade da mudança tecnológica com a velocidade da mudança social e cultural". A mídia realmente tem de intermediar a relação entre a tecnologia, a sociedade, o urbano, ou seja, por meio de suas representações singulares e múltiplas, fornecer referências para a manutenção do senso comum: educar, persuadir, entreter etc.

Por que estudar a mídia está dividido em 16 capítulos. Silverstone utiliza citações de diversos filósofos e pesquisadores. Nos três primeiros capítulos: A textura da experiência, Mediação e Tecnologia, ele situa a mídia na atualidade. Nos seguintes, Retórica, Poética e Erotismo, ele explica que as linguagens são destinadas à ação e à influência. Não podemos ignorar a turvação entre informação e entretenimento, fatos e histórias. Os demais capítulos, Brincadeira, Performance, Consumo, Casa e lar, Comunidade, Globo, Confiança, Memória, O Outro e Rumo a uma nova política da mídia e a uma política da nova mídia, são caracterizados pela ligação entre o espectador e a mídia, suas influências e significados dentro do cotidiano individual e a experiência midiática.

"A mídia trouxe consigo a oportunidade de construir para nós mesmos um leque destinado a diferentes públicos em diferentes cenários. Mas a modernidade trouxe consigo a possibilidade de argumentar...". E completa: "São sistemas abstratos em que confiamos, que reforçam nossa prontidão a confiar em outros sistemas abstratos e fornecem uma estrutura para confiarmos uns nos outros".

Todos os efeitos da mídia nos diferentes níveis da sociedade afetam e influenciam a rotina e nos mostram cada vez mais o dever de entendermos e dominarmos esse fenômeno humano. É com base nesse argumento que Silverstone analisa, no último capítulo, o poder exercido pela mídia na sociedade. Fatores modernos apontam um novo espaço midiático no qual somos "forçados a reconhecer o surgimento de novas realidades políticas". Por meio da democracia, ele expõe ao leitor uma nova política da mídia e uma política da nova mídia.

É necessária a formação de educadores capacitados para ensinar sobre a mídia e inserir seu estudo como formação. Todos têm direito e até mesmo certa obrigação de entender a mídia e seu poder na sociedade. "Nós que estudamos a mídia precisamos torná-la inteligível".

. Coleção: Estudos Contemporâneos | | ISBN: 9788515024643 | 304 Páginas | Formato: 14 x 21 cm | Preço: R$ 38,50.

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