Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2009 - 10:04

AstraZeneca consolida parceria com o Centro Rio Branco para recrutar aprendizes

A AstraZeneca, uma das cinco maiores empresas farmacêuticas do mundo, com mais de 60 mil funcionários e uma política referencial de recursos humanos, elegeu o CEPRO — Centro Profissionalizante Rio Branco, mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, como seu principal parceiro para o recrutamento de aprendizes. O porquê da preferência pelos jovens que estudam ou se qualificam nessa instituição é explicado por Cláudia Moraes, gerente de Recrutamento e Seleção da companhia farmacêutica anglo-suceca: “Eles chegam à empresa com muita sede de conhecimento. Além disso, mostraram-se muito abertos e interessados em desenvolver todos trabalhos e missões que lhes são propostos”.

A performance dos 11 alunos do CEPRO hoje atuando na unidade da AstraZeneca em São Paulo fez com a companhia não pestanejasse em ficar apenas com essa instituição como parceira na contratação de aprendizes. “Eles estão trabalhando em diversas áreas, como Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Comunicação e Jurídico”, observa Cláudia Moraes, afirmando: “Essa parceria tem sido um sucesso, pois estamos muito satisfeitos com os aprendizes, que se mostram muito eficientes”.

Cepro – Centro Profissionalizante Rio Branco: Criado em 1946, inicialmente com o nome de Lar Escola Rotary, o CEPRO foi uma das primeiras ações desenvolvidas pela sua entidade mantenedora, a Fundação de Rotarianos de São Paulo (FRSP). Sua missão era propiciar aos filhos de famílias de baixa renda da região de Cotia, onde tem sede até hoje, educação básica e capacitação necessária para ingressar no mercado de trabalho.

Rapidamente, o CEPRO se converteu em uma instituição moderna, com programas modelares de capacitação de alunos da rede pública. Daí foi conseqüência positiva tornar-se referência de recursos humanos às empresas de Cotia e Carapicuíba, que buscam ali jovens talentos para incorporá-los ao quadro de colaboradores.

O Programa oferecido pelo CEPRO é totalmente gratuito. O programa inicia semestralmente e para ingressar é necessário ter idade entre 15 e 16 anos e estar matriculado na rede pública de ensino no período noturno. Os programas são destinados exclusivamente a jovens de baixa renda.

Com duração de seis meses, o programa de capacitação prévia engloba Matemática, Português, Informática, Noções administrativas e de atendimento pessoal e principalmente habilidades comportamentais que abordam o fortalecimento da auto-estima, os direitos e deveres do cidadão e a cultura do mundo do trabalho . Após a conclusão desse curso, os jovens exercem atividades práticas em empresas parceiras, por um período de até dois anos. O programa capacita e encaminha adolescentes para o 1º emprego.

Lei do Aprendiz - A parceria com as empresas é baseada na Lei do Aprendiz (nº 10.097/2000). Vale destacar que a Lei é obrigatória para médias e grandes empresas que devem compor seus quadros pessoais com 5 a 15% de aprendizes. No entanto, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), antiga Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo realizou levantamento em 2006 e constatou que cerca de 40% não cumprem à determinação. Ainda que haja esse desrespeito por parte dos empregadores, o cenário para os aprendizes é positivo, conforme balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego. O estudo mostra que, após fiscalização das SRT’s, o número de aprendizes inseridos no mercado em 2006 subiu cerca de 48% com relação à 2005.

Os empresários interessados na contratação de aprendizes devem procurar entidades certificadoras não-governamentais ou serviços de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAT etc.). O Centro Profissionalizante Rio Branco (CEPRO), mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, oferece o Programa de Aprendizagem Profissional baseado na Lei do Aprendiz, sendo entidade certificada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Cotia, Carapicuíba , Vargem Grande Paulista e São Paulo e devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente oferece o programa no Campus Granja Vianna, em Cotia e nas Faculdades Integradas Rio Branco no bairro da Lapa em São Paulo. [ www.cepro.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira