Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2007 - 05:46

Itajaí recebe maior navio em 100 anos de história


Libra México mede 260 metros de comprimento

O Porto Municipal de Itajaí recebe dia 10 de maio (quinta-feira), o primeiro navio de grande porte. O Libra México, com 260 metros de comprimento, tem programação para às 10h no berço dois. A atracação de navios com até 275 metros em Itajaí está homologada pela Capitania dos Portos.

Os novos parâmetros foram homologados após a dragagem de readequação do canal de acesso e bacia de evolução, realizada em 2006. A obra aumentou a profundidade para passagem de navios (calado) de 9,90 para 10,50 metros. O Libra México vai carregar em Itajaí seis mil toneladas de cargas contêinerizadas. A embarcação tem como destino a costa leste dos Estados Unidos. De acordo com o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, o aumento no calado já rende resultados positivos. “Antes da homologação, na média, atendíamos navios com 190 metros de comprimento. Ainda assim, em relação ao ano passado, aumentamos a média de carga por navio em 21%. Agora, com navios maiores, vamos melhorar ainda mais o desempenho”, explica.

Segundo o prefeito Volnei Morastoni, a chegada de navios de grande porte é a concretização de uma antiga necessidade para o crescimento do porto municipal. “Durante muito tempo o setor em Itajaí sonhou em receber navios maiores, com mais capacidade de movimentação de carga. A chegada do Libra México é a materialização dos nossos esforços em tornar o Porto Municipal de Itajaí uma referência internacional em infra-estrutura portuária, gerando com isso maiores oportunidades de emprego e renda para toda a comunidade de Itajaí e da região”, comemora Morastoni.

A dragagem de readequação - No dia 13 de junho de 2006, a draga holandesa Lelystad iniciou os trabalhos que culminariam com o aumento do calado do Porto Municipal. As obras de dragagem de readequação do canal de acesso e da bacia de evolução foram realizadas em dois meses.

A readequação custou R$ 19,5 milhões, investidos através do programa Agenda Portos do Governo Federal, e recursos próprios da Superintendência do Porto Municipal. A draga retirou o equivalente a 2,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

Para manter o calado de 10,50 metros, o Porto Municipal ainda executa uma dragagem de manutenção permanente, um dos maiores diferenciais do porto em relação aos grandes portos brasileiros. O Programa de Dragagem por Resultados do Ministério dos Transportes é baseado no modelo utilizado em Itajaí. De acordo com o diretor executivo do Porto Municipal de Itajaí, Marcelo Werner Salles, “é esse tipo de contrato que nos permite manter o nosso calado e oferecer maior segurança aos navios que atracam aqui”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira