Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2009 - 10:30

Martifer fatura 3,2 milhões de euros com geração de electricidade no Brasil

Grupo português explora um parque eólico no Ceará e tem no Brasil o mercado com maior carteira de projectos em fase avançada de desenvolvimento. A Martifer é responsável por oito megawatts de potência eólica no Brasil.

Lisboa - A Martifer, empresa portuguesa que actua na construção de estruturas metálicas, fabrico de equipamentos de energia e desenvolvimento de parques eólicos, teve nos primeiros nove meses do ano uma receita de 3,2 milhões de euros resultante da geração de electricidade no mercado brasileiro.

Esta facturação vem do parque eólico que a Martifer tem no Brasil, no Ceará, que soma 15 megawatts (MW), dos quais 8 MW são atribuíveis ao grupo português. O Brasil gerou nos primeiros nove meses do ano mais de um quinto da receita da Martifer na produção de electricidade, que foi de 14 milhões de euros. Os parques eólicos na Alemanha contribuíram com 5,3 milhões de euros e as centrais solares em Espanha deram outros 3,6 milhões.

No que diz respeito à carteira de projectos de geração de electricidade, a Martifer não tem para já no Brasil capacidade nova em construção. Mas a empresa lusa tem para o mercado brasileiro 373 MW (sendo 202 atribuíveis ao grupo) em fase avançada de desenvolvimento.

Entre os projectos que estão em construção (na Polónia, Roménia e Europa Central e de Leste) e os que estão em fase avançada de desenvolvimento (também nos mercados já referidos, bem como em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América), o Brasil apresenta-se como o maior mercado, seguido do norte-americano.

A Martifer prevê fechar este ano com 80 milhões de euros investidos no segmento de geração de electricidade. "A redução face às expectativas iniciais deve-se a atrasos no licenciamento de alguns projectos", explica o grupo.

A geração de electricidade deu à Martifer nos primeiros nove meses do ano um EBITDA de 1,1 milhões de euros, uma fatia minoritária no EBITDA de 39,7 milhões de euros do grupo. O peso das receitas de electricidade nas receitas totais da Martifer também foi reduzido, não ultrapassando em setembro os 3,4%.| Jorge Horta/Portugal Digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira