Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2009 - 11:35

Impulsionada pelo SIS, marcenaria de Maravilha retoma produção de colmeias

A Marcenaria Bottcher, de Maravilha, no oeste catarinense, tem até o fim de novembro para entregar uma encomenda de mais de 120 colmeias a um grupo de apicultores de Caxambu do Sul.

Esta é a primeira grande venda de colmeias padronizadas produzidas pela família Bottcher, que decidiu retomar a fabricação dos produtos depois que Euro Bottcher analisou a viabilidade do negócio com o auxílio de informações disponibilizadas pelo SIS, o Sistema de Inteligência Competitiva Setorial do Sebrae/SC. Cada uma delas custará aos clientes R$ 90.

“O que recebemos do SIS foi muito bom. Estamos aproveitando tudo”, afirma Euro, que administra a empresa junto dos pais, donos do negócio. Há tempos atrás, os Bottcher abandonaram a produção de colmeias por falta de compradores. A decisão de apostar novamente em um nicho de mercado formado basicamente por apicultores virou realidade após e leitura de três relatórios de inteligência e um artigo do projeto SIS.

O primeiro deles, Calibragem para colméias padronizadas, trouxe orientações técnicas sobre o produto. Em seguida, o artigo Pesquisa de Mercado possibilitou à empresa levantar dados sobre a demanda pelas colmeias em vários estados e as especificações técnicas exigidas pelos clientes. Essas primeiras informações repassadas pelo SIS orientaram a construção do primeiro protótipo de colmeia da marcenaria Bottcher. O relatório Padronização da colméia tipo Langstroth trouxe informações sobre a aquisição da norma da ABNT NBR 15713 para a construção de colmeias, que passou a vigorar em julho de 2009. Os Bottcher, então, adaptaram o primeiro protótipo de acordo com a norma e produziram um segundo modelo. Por fim, para encontrar fornecedores de fios de aço inoxidável, os empresários solicitaram o relatório A cadeia apícola como oportunidade para o setor madeireiro.

Colmeias padronizadas - As peças produzidas pela Marcenaria Bottcher obedecem à norma NBR 15713 da ABNT, que regulamenta aspectos técnicos fundamentais para uma boa produtividade, sem que haja desgaste energético do enxame. “Existem outras duas empresas que também fabricam aqui na região, mas ainda não padronizaram o produto. Pelo que pesquisamos, somos a única empresa que está fazendo isso”.

De acordo com o consultor do Sebrae que acompanhou Euro nesse processo, Airton Luís Rigotto, a demanda pelas colmeias deve ser grande no oeste catarinense nos próximos meses devido a projetos de apicultura que vem sendo desenvolvidos. “A Marcenaria Bottcher deu um passo muito à frente, preparando-se para o mercado com um produto diferenciado, padronizado, de excelente qualidade para a produtividade do mel”, afirma Rigotto.

Vendas -Com o produto finalizado e aprovado por profissionais envolvidos no setor, Euro, Euro prospectou clientes em Itapiranga, Santa Helena, São Miguel do Oeste, Caxambu do Sul, dentre outras. Além da venda para Caxambu, ele negocia com mais dois grupos a comercialização de outras 700 peças. Para dar início a uma produção em grande quantidade, que garanta estoque necessário para vendas maiores, ele está providenciando a compra de uma nova máquina para a marcenaria. A iniciativa foi estimulada pelo quarto relatório solicitado ao SIS, intitulado Encaixe malhetado para colmeias.

SIS-Os Bottcher já haviam procurado por informações sobre o assunto em outras fontes de informação, mas sem sucesso. “A nossa região é um pouco carente desse tipo de serviço. As informações do SIS aceleraram o processo pra gente. Se dependêssemos apenas de nós mesmos, ficaríamos sobrecarregados”, enfatiza Euro. Leitor assíduo do portal do SIS, ele salienta a importância da gratuidade do projeto: “entrei em contato com empresas que fazem pesquisas de mercado e o preço desses serviços são muito caros, vão e R$ 400 até dois ou três mil reais”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira