Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2009 - 09:19

Fernando Lucchese: corações felizes duram mais

Cardiologista revela que pessoas solidárias vivem em média sete anos mais.

Em comemoração aos dez anos da ONG Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, o cirurgião cardiovascular e escritor Fernando Lucchese palestrou na reunião-almoço no dia 23 de novembro (segunda-feira), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sobre os benefícios do trabalho em prol do outro para a saúde das pessoas. Segundo Lucchese, a principal causa das mortes no mundo é o stress, e este não pode ser combatido com remédio nenhum, a não ser pelo quarteto da felicidade composto por solidariedade, altruísmo, otimismo e espiritualidade. “Corações felizes duram mais”, afirmou. Segundo ele, ajudar faz bem para o coração porque isso gera felicidade.

O médico justificou a importância da doação em benefício do próximo citando uma frase de Madre Tereza de Calcutá. “Só a solidariedade abrandará o coração da Terra”, disse. Para ele, espiritualidade e solidariedade caminham juntas. “Ajudar faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito. Indivíduos solidários vivem em média sete anos mais. A saúde da alma conduz à saúde do corpo”, completou.

Lucchese disse que o século XXI está nos ensinando a viver e a prova é que os profissionais da área da saúde estão se dando conta da importância da espiritualidade e religiosidade na recuperação dos pacientes. Apesar do auxílio que vem da crença em um ser superior, o médico sustenta que cada indivíduo é responsável pelo seu estilo de vida e suas consequências. “As pessoas são tão felizes quanto decidem ser. A longevidade não tem sentido se não houver prazer na vida. E só quem se preocupa em fazer a felicidade dos outros alcança a própria felicidade”, frisou. | www.cic-caxias.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira