Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2009 - 09:24

Operação Sorriso realiza cirurgias para correção de lábio leporino em Santarém

Laboratório Cristália é o mais novo parceiro do programa.

Pelo terceiro ano, será realizado em Santarém – PA, mutirão cirúrgico para crianças que apresentam uma doença popularmente conhecida como lábio leporino. Esta doença, congênita, caracteriza-se por abertura na região do lábio e/ou palato (céu da boca) do recém-nascido. Ela ocorre quando essas estruturas não são adequadamente fechadas na fase embrionária, isso é, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

As cirurgias, gratuitas, serão realizadas até entre o dia 24 e o dia 28 de novembro no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Hospital São Camilo). Este ano, os médicos da Fundação contam com o apoio do Laboratório Cristália, que ofereceu gratuitamente todos os anestésicos usados nas cirurgias, bem como responsabilizou-se por sua entrega no hospital.

As conseqüências da doença são muitas. Entre elas, a dificuldade na fala e na alimentação, além da deformidade estética, trazem para seus portadores problemas nutricionais, clínicos e sociais muito importantes. A doença é passível de correção cirúrgica, mas o diagnóstico tardio e a carência de recursos especializados em quantidade suficiente para o atendimento das crianças, dificultam e retardam a correção.

A iniciativa do programa cirúrgico é da Fundação Operação Sorriso (Operation Smile), criada em 1982 com sede em Norfolk, Virgínia, nos Estados Unidos. Trata-se de uma organização médica internacional, sem fins lucrativos, formada por voluntários, com o objetivo de melhorar a vida e a saúde de crianças e jovens, no mundo, que apresentam essa doença. Desde sua fundação, mais de 130 mil crianças nascidas com fissuras lábio palatinas e outras deformidades faciais já foram tratadas.

Em Santarém, uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da área da saúde de vários países e voluntários brasileiros, pretende atender mais de 60 pacientes portadores de fendas lábio-palatinas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira