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25/11/2009 - 10:05

GNV em veículos pesados, em workshop


Às vésperas da Conferência de Copenhague e logo após o anúncio do Rio como cidade-sede das Olimpíadas, o Comitê de GNV do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biodiesel – IBP reuniu, no dia 23 de novembro (segunda-feira), um grupo de especialistas do setor e discutiu os desafios, as oportunidades e as estratégias da aplicabilidade do GNV em veículos pesados no Brasil.

O encontro que contou com a presença diretores da Petrobras, Comgas, Ceg, Bosch, Fetranspor, e teve a participação das Secretarias de Transporte, Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, concluiu que o Brasil tem tecnologia e infra-estrutura para implantação do uso de GNV em veículos pesados. “Estamos com uma oferta de gás natural em excesso e com déficit de diesel. Há uma oportunidade econômica, que devemos aproveitar. Se não fizermos isso, iremos queimar o gás excedente? Atualmente, o maior obstáculo é o preço do gás, que hoje não alavanca o mercado”, afirmou Renata Cavalcanti, subsecretária de Estado de Energia.

O gás natural é o combustível com o mais baixo teor de carbono e conta com uma alternativa, o biometano, combustível renovável produzido a partir de resíduos agro-pecuários. “O Estado precisa criar uma política clara para massificação do Gás Natural no transporte público. É importante para o país seguir o modelo de países como Alemanha e Inglaterra, que converteram parte da frota do transporte público para gás natural por ser menos poluente”, diz R. Fernandes, coordenador do comitê de GNV do IBP.

Durante o seminário foram analisadas todas as experiências até hoje testadas no Brasil e estas comparadas com as experiências do restante do mundo. Segundo Luso Ventura, da Netz Automotiva, não é preciso mais testar, o próximo passo é gerar encomendas. “A indústria é movida a encomendas. Se o cliente pedir, a indústria produz. Só precisamos criar uma política de aplicação”, diz Luso.

Benefícios do uso de GNV.: 1- A instalação do gás aumenta a autonomia e desempenho do seu carro, pois não anula o combustível original. | . 2- A vida útil dos equipamentos e cilindros de GNV é de dez anos. Se o dono do veículo quiser vender seu carro, poderá optar em vendê-lo com o kit incluído ou retira-lo e reinstala-lo em outro veículo. | . 3- O uso de GNV aumenta a vida útil do motor.b| . 4- O GNV não tem como ser adulterado como os combustíveis líquidos. | . 5- O GNV é mais leve que o ar. No caso de vazamento se espalha pela tamosfera. A quantidade necessária de gás para se formar uma mistura explosiva, são maiores do que as de outros veículos. | . 6- Convertendo o seu veículo para GNV, notará uma diferença de 70% em relação aos outros combustíveis. | . 7- GNV polui menos o meio ambiente se comparado ao diesel.

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