Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2009 - 09:36

SuperUber assina projeto cenográfico e multimídia do Vale Open Air

Evento começou e o público poderá interagir com inovações multimídia e interativas, baseadas no tema sustentabilidade.

A SuperUber – que une arte, design e tecnologia – é responsável pela criação e desenvolvimento da cenografia e de todas as instalações multimídia do Vale Open Air, maior evento de cinema a céu aberto do Brasil realizado no Jockey Club da Gávea, entre os dias 24 de novembro e 13 de dezembro. A partir do tema sustentabilidade, o projeto multimídia criado pela produtora explora a interação entre as pessoas e ambiente. O público, que atua como co-autor das instalações criadas pela SuperUber, terá a oportunidade de interagir com conteúdo e iluminação em diversas instalações multimídia que fazem parte do projeto cenográfico.

A marca do evento, que foi criada pela SuperUber, tem um grafismo que remete a folhas em movimento. Esse elemento gráfico tem a leveza dos temas natureza, sustentabilidade e cinema ao ar livre. As folhas da marca “Vale Open Air” se espalham por toda a cenografia da SuperUber, de diversas maneiras: aparecem como elementos gráficos em plotagens e como máscaras para texturas. As folhas também marcam presença no lounge, como telas para a projeção. Os visitantes podem escolher as animações através de uma tela interativa, e assim interferem em toda atmosfera do lounge. As imagens não fazem parte de uma projeção convencional: elas são um “mapeamento” de projeção, encaixadas por um software especial da SuperUber na cenografia sob o formato de folhas.

Na fachada, a iluminação acrescenta cor às colunas da entrada do Jockey Club. A iluminação inclui stencils com forma de folhas, que criam uma textura de luz no ambiente. Na arquibancada, o destaque será um grafismo de ondas com duas cores, formado pelo layout das cadeiras da platéia. A sinalização do evento também inclui stencils de luz e grafismos de folhas.

Cilindros de diferentes diâmetros servem como descanso, e seguem um caminho de “onda”, da arquibancada até a tenda, formando bancos interativos de luz – cada cilindro tem, na lateral, uma sequência de luzes coloridas, que são ativadas a partir de vozes e sons, usando eletrônica e sensores especiais da SuperUber. As luzes reagem, como um equalizador, aos sons do ambiente, às vozes das pessoas e, ao som dos shows da tenda. A instalação também reage à uma animação pré-feita pela SuperUber e roteirizada para momentos especiais do evento. Por exemplo, ao final do filme, os bancos acendem em sequência em direção aos shows para chamar a atenção dos visitantes.

Na tenda, a pista de dança é envolvida por uma grande projeção, seguindo o mesmo conceito de “mapeamento” do lounge. Assim como o lounge tem as folhas, a tenda tem círculos como telas. Em maior escala, os círculos fazem a ambientação da tenda. São diversas animações que interagem com o público e também reagem ao som dos shows. Dois VJs controlam, em tempo real, o conteúdo visual de acordo com a música.

Perfil da SuperUber - Por um lado ateliê criativo e por outro laboratório de tecnologia, a SuperUber trabalha na convergência entre arte, tecnologia e design, para criar projetos cenográficos e multimídia nas áreas de cultura, educação, entretenimento e propaganda. Tendo à frente Liana Brazil, designer com mestrado em multimídia na New York University (NYC), Russ Rive, engenheiro eletrônico, com quatro patentes na área de tecnologia nos Estados Unidos, e Marcelo Pontes, arquiteto e cenógrafo, a produtora realiza direção de arte e de tecnologia, cenografia, design interativo, software, eletrônica, vídeo e animação para instalações, festivais e exposições, nas áreas de cultura, educação, entretenimento e propaganda. Entre os principais projetos estão: a instalação “Beco das palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); o projeto multimídia para o festival Claro Cine, no Jockey (RJ); o projeto multimídia para a loja-conceito da Nike (SP); projeções interativas para o Tim Festival ‘07; e o jogo “Super Pong”, que integrou a exposição “Peléstation - The Legend in Action” em Berlim, durante a Copa do Mundo de 2006. A SuperUber participa também de exposições e eventos nos principais centros culturais do Brasil (CCBB, Paço Imperial, Museu da Língua Portuguesa, Instituto Tomie Ohtake, dentre outros), além de trabalhos nos EUA, Índia e Europa (Spring Dance na Holanda e Open Air em Portugal, entre outros). Em agosto, a SuperUber realizou a “Pixel Park: Super Uber Arte e Tecnologia”; primeira exposição individual, com nove instalações da produtora, sendo três inéditas. [ www.superuber.com e www.pixelpark.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira