Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2009 - 09:53

Vicunha Têxtil é eleita a melhor empresa para estagiar

A Vicunha Têxtil é a Melhor Empresa para Estagiar. Esse é o resultado da pesquisa organizada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) em 2009 e realizada em parceria com o Ibope Inteligência e com a seccional paulista da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos). A eleição é feita a partir das informações colhidas com os estagiários das corporações envolvidas na premiação. O anúncio dos vencedores da quarta edição do prêmio ocorreu no dia 24 de novembro (terça-feira), no Teatro CIEE, em São Paulo.

Essa é a segunda vez que a Vicunha Têxtil aparece no ranking das 50 Melhores Empresas para Estagiar, sendo que, neste ano, está na primeira colocação. Aproximadamente 200 organizações privadas e públicas participaram da análise feita pelo Ibope, que entrevistou mais de 2600 estagiários e executivos das participantes do prêmio. Para a companhia concorrer, é necessário preencher alguns pré-requisitos, como apresentar, no mínimo, 15 estudantes em treinamento.

Alguns fatores foram determinantes na boa classificação da Vicunha, como a preocupação em treinar os jovens alunos com o propósito de, no futuro, passarem a ocupar cargos efetivos. "Estagiário é um talento potencial a ser desenvolvido, por isso, preferimos capacitá-lo para ocupar um cargo efetivo na empresa no futuro, pois estará mais preparado e familiarizado com a cultura interna", afirma Ana Paula Priminini, gerente de Recursos Humanos da Vicunha Têxtil. Outro ponto relevante do programa é oferecer oportunidade de o estagiário poder sugerir e até implementar novas práticas na empresa. "Eles são muito bem vistos e respeitados pelos gestores, porque trazem informações novas e criativas da academia", completa.

Todo o processo de atuação do aluno é acompanhado atentamente pelo departamento de Recursos Humanos e pelo gestor direto e, a cada quatro meses, é realizada uma avaliação na qual gestor e estagiário expõem suas opiniões sobre o desempenho do aprendiz. "Dessa maneira, conseguimos promover o desenvolvimento profissional por completo", fala a gerente de RH.

Quando o jovem profissional mantém-se alinhado aos procedimentos da Vicunha e demonstra aptidão e dedicação, o caminho natural é a efetivação. Assim aconteceu com o designer têxtil Laércio Lopo Juarez, 21 anos, que entrou na empresa em julho de 2008 e foi efetivado em janeiro deste ano. "Aqui, sinto que tenho espaço para mostrar meu trabalho", fala Laércio, que cria as estampas dos jeans e das sarjas.

Andréa Cristina de Oliveira Chagas, 21 anos, também se identificou com a maneira de trabalhar na companhia e atua na área de TI. "Aqui aprendo muito e um dos motivos para o crescimento do estagiário é ter a oportunidade de falar e ser ouvido como um funcionário", diz.

Ao total, a Vicunha Têxtil conta com 68 estagiários nas mais diversas áreas da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira