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26/11/2009 - 10:27

Investimento em marketing digital vai aumentar 10% no próximo ano, constata pesquisa da TNS Research International/ Mundo do Marketing

Estudo sinaliza que anunciantes de grande porte planejam destinar 25% da verba de marketing para ações na web.

Em 2010 a maioria das empresas brasileiras pretende aumentar a atuação na mídia digital — 84% delas planejam realizar algum tipo de marketing na web, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2009. A verba de marketing para as ações on-line também deverá aumentar 3% no ano que vem, especialmente entre as companhias de maior porte e as que destinam mais de R$ 10 milhões para a publicidade e propaganda. A constatação é da pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pela TNS Research International em parceria com o portal Mundo do Marketing, com o objetivo de investigar temas relacionados ao cotidiano das áreas de marketing. Foram entrevistados, em setembro, 430 profissionais de marketing de companhias brasileiras e multinacionais, dos setores de serviço, varejo, bens de consumo e bens duráveis.

Outro aspecto analisado no estudo foi o orçamento de marketing das empresas. Ao contrário do que se imaginava, mesmo com a inclusão de ações on-line, a verba de marketing das empresas não diminuiu em 2009. “Em 50% das organizações não houve alterações no budget e em 40% delas aumentou” afirma Luciana Piedemonte, gerente de marketing da TNS Research International. Ela também chama a atenção para o intenso movimento de migração do off-line para o on-line em ações de marketing direto.

A participação das ações de marketing digital apresentou expressivo crescimento em relação ao ano passado. Para 2010 a projeção é que essa modalidade ganhe ainda mais espaço no conjunto de ações de marketing em todas as empresas, independentemente do volume de investimentos na área. Entre as organizações que investem até R$ 1 milhão de reais/ano a expectativa é que as iniciativas no ambiente digital respondam por 50% do orçamento da área. Naquelas que investem acima de 10 milhões, a participação deverá alcançar 25%.

Investimentos em marketing digital:

De acordo com os resultados do estudo, a maioria das organizações utiliza a Internet principalmente para divulgar produtos (78%) ou se relacionar com os consumidores (69%). Do total de empresas entrevistadas (427), 30% possuem blogs corporativos, 30% utilizam o Twitter e 16% o Orkut. Mas 30% delas ainda desconhecem as vantagens desses recursos.

O e-mail marketing é, de longe, a ferramenta de marketing digital mais popular entre as empresas (é utilizada em 88%), seguida de anúncios em sites segmentados (53%), ações em sites de relacionamento e links patrocinados (50%). Enquanto que as empresas nacionais de pequeno porte desenvolvem ações menos complexas (como e-mail marketing, inserção de anúncios em portais/sites especializados ou links patrocinados), as multinacionais lançam mão de ferramentas mais sofisticadas (como o marketing viral) e marcam presença em redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook, entre outras).

Ferramentas mais utilizadas (%):

Para Bruno Mello, diretor executivo do portal Mundo do Marketing os resultados do estudo apontam uma tendência irreversível. "Daqui para a frente dificilmente as empresas conseguirão se relacionar com seus consumidores ou vender produtos sem a utilização do meio digital”, ressalta.

TNS Research International - A TNS, que recentemente passou por um processo de fusão com a Research International, é a maior empresa de pesquisa de mercado Ad Hoc (customizada) do mundo. Especializada em prover insights e orientações para auxiliar seus clientes na tomada de decisões, a empresa detém amplo conhecimento sobre diferentes segmentos de negócios: Consumo, Telecom &TI, Financeiro, Automotivo, Política e Opinião, apoiando-se em uma oferta única de produtos que investiga temas de marketing e negócios, sendo também especialista em desenvolvimento de produtos e inovação; marca e comunicação; satisfação de clientes; varejo & shopper e pesquisa qualitativa. Parte do Kantar Group, maior rede de pesquisa, insights e consultoria do mundo, a TNS fornece serviços de excelência em mais de 70 países. [www.tnsglobal.com e www.tnsglobal.com.br]

Perfil: O Kantar Group é uma das maiores redes de pesquisa, insight e consultoria de mercado do mundo. Com a união de talentos de mais de 20 empresas especializadas – incluindo a recente aquisição da TNS –, o grupo vai se tornando o fornecedor de maior destaque para insights que dão suporte à tomada de decisão das empresas multinacionais.

Seus 26.500 colaboradores trabalham em 80 países e em diferentes demandas de pesquisa de mercado, o que permite ao grupo oferecer a seus clientes insights de negócios para cada uma das etapas do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por cerca de metade das 500 maiores empresas listadas na revista Fortune. O Kantar Group é uma subsidiária que pertence em sua totalidade ao WPP Group plc. [www.kantargrouptns.com]

Perfil: O portal Mundo do Marketing [www.mundodomarketing.com.br]é a única revista eletrônica na internet especializada em marketing com conteúdo proprietário sobre o setor. Traz reportagens, entrevistas, cases, artigos e notícias, publicadas em tempo real. O portal é qualificado como um veículo de comunicação de credibilidade e importância pelos seus usuários: 150 mil gerentes, diretores e VPs de marketing. Acesse para se informar sobre o mercado; branding; marketing promocional e eventos; planejamento estratégico; marketing digital; comportamento do consumidor; marketing de relacionamento; ponto de venda; marketing direto; pesquisa; consumo e trade marketing.

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