Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2009 - 10:45

Unimed patrocina Campeonato Mundial de Natação e reforça vínculo com esporte paraolímpico

Para divulgar o evento, marca de planos de saúde vai utilizar as redes sociais online; investimento em marketing esportivo é a grande aposta da Unimed.

O vínculo da Unimed com o esporte paraolímpico brasileiro está ainda mais forte. A marca vai patrocinar o 1º Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação em Piscina Curta – IPC 2009, que será realizado no Parque Aquático Júlio Delamare, Rio de Janeiro, entre 29 de novembro e 5 de dezembro. O torneio está sendo organizado pelo Instituto Superar - instituição sem fins lucrativos de fomento ao esporte paraolímpico que, com a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e do governo federal, ganhou uma concorrência internacional para a realização e aquisição dos direitos desse evento junto ao Comitê Paraolímpico Internacional (IPC).

Plano de saúde oficial do CPB desde 2004, a Unimed passou a apoiar, em 2008, oito atletas paraolímpicos e dois atletas-guia, em parceria com o Superar. Juntos, esses campeões trouxeram ao país 26 medalhas, entre elas 14 de ouro e mais da metade das 47 conquistadas no quadro geral da última Paraolimpíada, ocorrida no ano passado, em Pequim.

Aliás, nos Jogos de 2008 a natação foi a modalidade que mais trouxe medalhas para o país. Nono colocado em Pequim, à frente de países como Espanha, Alemanha e França, e 1º lugar nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007, o Brasil vem se consolidando como uma das dez potências do desporto paraolímpico mundial.

Todo esse apoio faz parte de uma estratégia de marketing esportivo endossada pela maioria das cooperativas Unimed – são 377 espalhadas pelas regiões brasileiras. Além do esporte paraolímpico, a Unimed realiza, por exemplo, o Circuito Unimed de Tênis e patrocina o Campeonato Brasileiro de Futebol. As placas nos estádios brasileiros têm dado alta visibilidade à marca, o equivalente a R$ 250 milhões em mídia, entre os Brasileirões de 2002 e 2008. Equipes de futebol como Fluminense e América (RJ), Grêmio e Internacional (RS) são apoiadas por ela, dentre outros clubes profissionais.

A relação de sucesso entre Unimed e o esporte começou logo após a fundação das primeiras cooperativas da marca, com o apoio ao basquete e ao voleibol, que ainda engatinhavam no Brasil. Essa aproximação com o esporte desde o início se dá porque o segmento promove a saúde, afasta os jovens da violência urbana, das drogas e cria novos horizontes, estimulando a educação e o trabalho.

Atletas de sucesso estão na disputa do Mundial - Os nadadores Daniel Dias e André Brasil, ambos integrantes do Instituto Superar e patrocinados pela Unimed, participam deste mundial e são promessas de medalhas para o país. Em sua primeira Paraolimpíada, o jovem atleta Daniel, de 20 anos, que nasceu com malformação congênita dos membros superiores e da perna direita, consagrou-se o mais premiado atleta da delegação paraolímpica brasileira em Pequim, com nove medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Foi o atleta brasileiro que mais subiu ao pódio dentre todos os 188, de 17 modalidades, que foram enviados para a Paraolimpíada. Não bastasse vencer, ainda quebrou por três vezes recordes mundiais.

André Brasil, nos mesmos Jogos, subiu ao pódio cinco vezes – quatro delas em primeiro lugar e uma em segundo. André descobriu que poderia competir entre os competidores com deficiência física assistindo aos Jogos Paraolímpicos de Atenas (2004). Desde 2005 nada pelo Instituto Brasileiro dos Direitos das Pessoas com Deficiência (IBDD), no Rio de Janeiro. No Parapan-americano (Rio de Janeiro, 2007), conquistou seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Estratégias de divulgação - Além de patrocinar o Campeonato, a Unimed articulou minuciosamente sua estratégia de comunicação em torno do evento. Entre os itens contemplados no plano está a cobertura do Mundial nas redes sociais da internet. Para tanto, contará com a Agência Ideal, empresa especializada em mídias digitais que realiza para a Unimed, desde o começo do ano, um trabalho todo voltado ao ambiente da web 2.0.. Desta maneira, a Unimed utilizará as mídias sociais online Twitter, Youtube e Flickr, com o objetivo de chamar a atenção dos internautas interessados no assunto.

No ano passado, já havia feito algo semelhante, quando criou o site http://www.superar.unimed.com.br/, dedicado à torcida dos atletas paraolímpicos que iam disputar os Jogos de Beijing. No espaço virtual, tornou disponível alguns vídeos, notícias, perfil dos competidores patrocinados, tudo em parceria com o Instituto Superar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira