Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2009 - 11:25

Parceria entre gigantes amplia as funcionalidades do celular

O Itaú Unibanco, a Redecard e a operadora de telefonia celular Vivo serão as primeiras empresas a adotar a plataforma de pagamentos da MasterCard.

São Paulo– O Itaú Unibanco, a Redecard e a Vivo são as primeiras empresas no mundo a adotar a plataforma de meios de pagamento desenvolvida pela MasterCard para telefones celulares. A plataforma, ainda inédita, permitirá que os usuários façam diferentes tipos de transações a partir de aparelho móvel, tais como transferência de valores entre pessoas (P2P), pagamentos de contas, recarga de telefone pré-pago e compras em diversos tipos de estabelecimentos.

Com a plataforma global da MasterCard os celulares passam a funcionar como carteiras móveis, e os pagamentos com cartões de crédito, débito ou pré-pago das bandeiras MasterCard ou MasterCard Maestro podem ser iniciados pelo dispositivo móvel. No caso do Brasil, o projeto contemplará nesta primeira fase apenas cartões de débito MasterCard Maestro emitidos pelo banco Itaú e serviços de recarga, transferência entre pessoas, pagamento de contas e pagamento em estabelecimentos.

Desta forma, os consumidores brasileiros, clientes da Vivo e do Itaú Unibanco terão acesso a uma grande variedade de serviços de pagamento MasterCard Mobile, que oferecem maior conveniência e segurança na comparação com pagamentos em dinheiro.

O objetivo desta plataforma é oferecer uma solução completa, que pode ser utilizada por qualquer emissor, adquirente e operadora de telefonia móvel para disponibilizar pagamentos iniciados pelo telefone celular usando a rede de pagamentos da MasterCard.

“O poder da MasterCard de conectar instituições financeiras, comerciantes e consumidores na cadeia de valores de pagamentos através de produtos e serviços aceitos no mundo inteiro e uma rede de pagamentos integrada de alta qualidade coloca a empresa em posição inédita para avançar nos pagamentos móveis,” afirma Joshua Peirez, líder do grupo de Plataformas Inovadoras da MasterCard Worldwide.

“Este lançamento pioneiro no Brasil demonstra a liderança da MasterCard em trazer para o país soluções inovadoras que facilitam a vida dos usuários e agregam valor aos negócios de todos os parceiros envolvidos”, complementa Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil.

A intenção é que a Redecard cadastre ao longo dos próximos meses estabelecimentos onde o meio eletrônico de pagamento ainda não é utilizado em todo o potencial, mas onde o pagamento remoto faz toda a diferença para o sucesso do negócio, como táxis, feiras livres, venda porta-a-porta, delivery, barraquinhas de praia e de camelôs etc.

Com o serviço de pagamentos móveis da MasterCard, todos os participantes do programa podem aproveitar o grande potencial de crescimento existente – criando oportunidades para que as instituições financeiras apresentem serviços financeiros aos consumidores não-bancarizados e para que as operadoras de redes móveis acessem populações bancarizadas.

De acordo com o Grupo Consultivo para Assistência aos Pobres (CGAP), um centro independente de pesquisa e política sediado no Banco Mundial, e a Associação GSMA, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo possuem um celular. Porém o número de pessoas* com contas bancárias é bem menor – 1 bilhão com previsão de crescimento para 1,7 bilhão até 2012. (Pesquisa do Porte de Mercado para Dinheiro Móvel, CGAP-GSMA Junho de 2009.)

“É uma grande satisfação introduzir uma solução para pagamentos móveis que consolida a nossa posição em inovação no mercado”, diz Fernando Teles, diretor do Itaú Unibanco. “Além de oferecer produtos de última geração, também é importante garantir que nossos clientes recebam a segurança e conveniência que esperam de uma transação bancária.”

“O Portal de Pagamentos Móveis da MasterCard complementa as atuais soluções da Redecard e é uma honra fazer parte desse projeto," afirma Roberto Medeiros, Presidente e CEO da Redecard. “Essa plataforma consolida a nossa liderança e soluções para pagamentos móveis. É um grande avanço para pagamentos móveis do mundo inteiro. A Redecard sempre priorizou a democratização e soluções inovadoras e o Portal de Pagamentos Móveis da MasterCard está alinhado com essa postura.”

“A Vivo, a maior operadora móvel no Brasil com mais de 48 milhões de clientes, é uma escolha natural para essa parceria pela base instalada de usuários e grande cobertura em mais de 3.400 cidades do país,” diz Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing e Inovação da Vivo. “É um serviço importante que queremos oferecer aos nossos clientes, potencializando a sua conectividade para aproveitar ao máximo dos seus celulares. O mercado de pagamentos móveis é uma oportunidade em expansão no mercado local e confiamos no sucesso da iniciativa.”

Parceria com a Smart - A plataforma de Pagamentos Móveis da MasterCard é fruto de parceria firmada entre a empresa e a Smart Hub Inc. (SMART, subsidiária da Smart Communications Inc., sediada nas Filipinas). Os requisitos para o desenvolvimento de infraestrutura de pagamentos móveis variam entre mercados. Porém, com a integração do know-how da SMART, a MasterCard criou a plataforma aberta para o processamento de pagamentos móveis facilitando assim o lançamento do Programa de Pagamentos Móveis da MasterCard em mercados em desenvolvimento.

“O crescimento bem sucedido do comércio móvel no mundo inteiro requer a participação, comunicação e colaboração de todos os membros da cadeia de valores de pagamentos móveis,” comenta Napoleon L. Nazareno, Presidente e CEO da PLDT e da SMART. “É uma grande satisfação aproveitar da história bem sucedida da MasterCard para avançar na inovação de pagamentos móveis, criando soluções atraentes que combinam com a marca global da MasterCard e uma rede de pagamentos de alta qualidade com as nossas capacidades de telecomunicações digitais e serviços de dados sem fio de última geração.”

A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando mais de 21 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. A MasterCard Worldwide atende consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®. | www.mastercard.com.

Itaú Unibanco - Criado a partir da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, anunciada em novembro de 2008 e aprovada pelo Banco Central em 18 de fevereiro de 2009, o Itaú Unibanco é hoje um dos 15 maiores bancos do mundo em valor de mercado. Sua atuação se estende a mais de mil municípios brasileiros, além de agências e escritórios em outros países das Américas, Europa e Ásia. Atualmente se destaca nos mercados brasileiros de cartões de crédito, que lidera por meio das bandeiras Itaucard e Unicard, e é o maior private bank da América Latina.

Com 104 mil colaboradores em todo o Brasil, o Itaú Unibanco conta hoje com uma rede de 4,9 mil agências e postos de atendimento bancário. Nos primeiros nove meses de 2009, a instituição registrou lucro líquido de R$ 6,8 bilhões e ativos totais de R$ 612,4 bilhões. O patrimônio líquido da instituição soma R$ 48,7 bilhões.

Redecard - Uma das companhias líderes do mercado de meios eletrônico de pagamento, a Redecard tem foco nas necessidades de seus clientes. Principal credenciadora das bandeiras MasterCard® e Diners Club Internacional, possui um portfólio diversificado de produtos, com mais de dez cartões benefícios (vouchers), cartões de lojas (private label), além de aluguel de equipamentos, recarga de celular pelo terminal e consulta de cheques. A Redecard está presente em todo território nacional oferecendo rapidez e segurança na captura de mais de 1,8 bilhão de transações por ano.

Perfil da Vivo - A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, tem como missão criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida.

A constante busca pela excelência na prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, os serviços de transmissão móvel de dados baseados na maior e melhor rede de terceira geração (3G) do País e o amplo portfólio de produtos e serviços à disposição de mais de 48 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade no conjunto dos atributos mais reconhecidos da marca Vivo.

Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de dois milhões de itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas em rede voltadas à educação através de novas formas de aprendizagem e à causa da inclusão de pessoas com deficiência. Na área cultural, a empresa promove iniciativas artísticas coletivas e antenadas com o que há de mais inovador no campo da música, das mídias móveis, do teatro e da experimentação artística.

Entre outros reconhecimentos, a Vivo é uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com pesquisa da Revista Você S.A.; a empresa que mais inova na relação com Investidores, pela revista Investor Relations; Top of Mind pelo Datafolha; Empresa da Década na relação com o consumidor, pela Revista Consumidor Moderno; e a marca mais valiosa do Brasil no setor de Telecomunicações, na avaliação da consultoria Brand Finance.

Perfil: A Smart Communications, Inc. (SMART) é o principal provedor de serviços sem fio das Filipinas, com 38,5 milhões de assinantes da sua rede GSM até junho de 2009. A SMART construiu uma reputação por inovação depois de implementar serviços de dados sem fio da mais alta qualidade, entre os quais serviços de comércio móvel como Smart Money, Smart Load e Smart Padala. A SMART também oferece serviços 3G e HSPA. Seu serviço Smart Link fornece comunicações para a indústria marítima global. A Smart Broadband Inc., uma subsidiária integral, oferece serviços banda larga sem fio, Smart BRO. A SMART é uma subsidiária integral da principal operadora de telecomunicações das Filipinas, a Philippine Long Distance Telephone Company (PLDT). | www.smart.com.ph.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira