Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2009 - 11:36

2010: Um ano importante para as empresas

2009 foi um ano atípico. Começou com grandes incertezas. No início do ano a possível maior crise financeira do século era prioridade na pauta estratégica da maioria das empresas, em especial nas de atuação multinacional. Diversas medidas de cautela foram tomadas: pé no freio em investimentos, cortes de custos e olhos atentos nas notícias e na reação dos clientes. Foi verdadeiramente um primeiro semestre tenebroso, com um cenário empresarial cheio de duvidas, medos e incertezas. No entanto, para o Brasil, um novo cenário de desenhou. O país foi menos afetado pela crise do que a maioria dos países do mundo, mostrando uma economia sólida e um cenário seguro para se investir e crescer. Essa realidade, unida ás promissoras caract erísticas dos componentes do "BRIC", revela que nosso país termina o ano de 2009 com a perspectiva de um 2010 muito favorável para a economia e para os negócios.

Esse cenário está demandando, por parte das empresas, uma mudança rápida do comportamento interno e da atitude em relação ao mercado. É uma guinada na direção da empresa que rapidamente deve estar preparada para ir da cautela à preparação para o crescimento, da observação ao aproveitamento das oportunidades.

Nesse momento, as empresas devem ficar atentas à motivação e atitude também das suas equipes. O cenário já mudou. Novas crenças e atitudes internas (dos colaboradores e das equipes) também precisam ser diferentes. As perguntas que devem ser feitas agora são: Estamos com a atitude organizacional ideal para aproveitar esse novo momento? Nosso pessoal está preparado, em termos de motivação e afinamento para encarar os desafios de 2010?

Do ponto de vista do desenvolvimento humano, esse é um momento estratégico para se trabalhar pessoas. Há necessidade de se mudar paradigmas, de fazer um alinhamento interno de objetivos, de conscientizar sobre o novo momento, de trabalhar o tema mudança, de fortalecer as equipes e de aumentar a sinergia entre elas. Portanto, neste momento propício para mudanças não podemos entrar em 2010 com a cabeça de 2009. Que venha o ano das oportunidades!

. Por: Daniel Spinelli, Consultor de Desenvolvimento Humano | www.pstreinamentoempresarial.com.br | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira