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27/11/2009 - 10:40

Sintelmark traça aumento de 8% na abertura de vagas no mercado paulista de Call Center até o final de 2009

O setor de serviços continua impactando positivamente a economia brasileira. Nesse cenário, o mercado de Call Center figura como um dos principais contratadores de mão de obra. De acordo com o Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos), o segmento define expansão de 8% na abertura de vagas até o final de 2009 no estado de São Paulo.

Esse desempenho é reflexo da retomada da participação da área de serviços no crescimento do PIB com alta de 1,9%. Atualmente, o mercado paulista de Call Center conta com 300 mil funcionários, 130 mil PAs (posições de atendimento) e prevê ampliação de 6% sobre os R$ 4 milhões faturados em 2008. “Enquanto muitas empresas demitiam, o Call Center teve uma demanda muito alta e foi preciso contratar mais. Mesmo depois de um ano de crise econômica, o setor está aquecido e as contratações estão mantidas”, explica Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark.

Nos últimos dez anos, houve um crescimento nacional de 550% em contratação de profissionais para Call Center e a expectativa de expansão para 2010 é que o setor atinja cerca de 1,2 milhão de pessoas em todo o Brasil e faturamento de R$ 23,6 bilhões. Atualmente, no país, mais de 1 milhão de pessoas estão empregadas na área.

Carreira em Call Center - O Call Center representa mais do que uma oportunidade de trabalho. Principalmente aos jovens, entre 18 e 24 anos, significa a chance do primeiro emprego. De acordo com Stan, as empresas do setor estão fazendo seu papel na geração de empregos, resta ao governo criar e incentivar programas públicos destinados à formação de profissionais. “Muitas vezes, a pessoa chega totalmente despreparada e leva-se certo tempo para treiná-la. Por isso, estamos buscando parcerias com o governo estadual para treinar profissionais e gerar mais empregos de qualidade”, ressalta o executivo.

Segundo pesquisa do IBGE, o Brasil possui 22 milhões de jovens. Desse total, 10 milhões ainda não ingressaram no mercado de trabalho. Dessa forma, há muita mão de obra que pode, inclusive, se tornar economicamente ativa por meio do Call Center. Somado a isso, o segmento, há algum tempo, vem abrindo possibilidades para a estruturação de uma carreira. Basicamente, essa evolução está ligada às habilidades e desempenho na função do profissional. Contudo, vale ressaltar que é preciso, cada vez mais, destacar a importância da visão global da companhia nesse processo que diz respeito ao operador.

“O setor permite essa abertura de crescimento por meio da consolidação de um sistema de oportunidades nas empresas. Esse sistema permite ao profissional eliminar etapas de promoção de acordo com sua capacitação, aspectos que estamos empenhados em oferecer também fora da empresa contratante”, conclui Stan.

O Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos), foi constituído em fevereiro de 1996, com o objetivo de dar representatividade jurídica à categoria, contribuindo para o crescimento do setor, mantendo diálogos com entidades públicas e privadas. É uma entidade apartidária e tem se posicionado com firmeza a favor de reformas estruturais, de um sistema tributário simplificado e justo.

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