Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2009 - 11:02

TANDBERG fortalece sua presença no Brasil


Para fortalecer a presença no Brasil e ampliar o apoio aos canais de distribuição, a TANDBERG acaba de inaugurar seu novo Business Center em São Paulo, do qual são comandadas todas as operações na América do Sul e Central.

São Paulo – Durante coletiva de imprensa realizada hoje, em São Paulo, a TANDBERG apresentou o novo e mais completo showroom de Telepresença e Videoconferência da região, com os produtos e soluções mais inovadoras no campo das Comunicações Visuais, incluindo a única sala de Telepresença de última geração da América Latina. A sala, dotada de equipamento T3, permite a manutenção de tela múltipla e o formato de telepresença em alta definição. “O T3 amplia a interoperabilidade para oferecer uma completa experiência de telepresença mesmo quando for conectado com sistemas de telepresença de outros fabricantes, e é o único com esta característica”, afirmou Thomas Valantin, diretor geral da TANDBERG para o Brasil, América do Sul e Central.

Segundo ele, esta avançada interoperabilidade de telepresença - oferecida através do upgrade do software do TANDBERG Telepresence Server - permite que as organizações se conectem a públicos cada vez mais amplos, independentemente de quais sejam os equipamentos de que dispõem, e, ao mesmo tempo, preservem todas as funcionalidades oferecidas pelos equipamentos e serviços da Empresa.

Também foram apresentados outros novos produtos: o novo TANDBERG T1, uma solução que proporciona a mesma experiência real e conta com idêntica interface à do T3, mas com apenas uma tela, ideal para atender a reuniões com menos pessoas, os videotelefones TANDBERG E20 e o sistema de videoconferência TANDBERG Movi, a primeira solução de fornecimento em grande escala;

Na ocasião, a Empresa apresentou, ainda, seu programa TANDBERG Fly Free, que está sendo lançado no Brasil nesta semana através do qual coloca à disposição das empresas, gratuitamente, suas salas de videoconferência e telepresença em mais de 30 cidades de todo o mundo. “Este programa, já lançado com sucesso na região Ásia Pacífico, chega agora ao Brasil, em um momento em que as empresas estão mais preocupadas do que nunca em reduzir gastos e desenvolver o trabalho da maneira mais efetiva possível”, disse Eduardo Díez, diretor de comunicação e marketing que também participou da coletiva.

A Tandberg é uma multinacional criada há mais de 70 anos na Noruega. No início, ela fabricava transistores de rádio. Depois, nos anos 50, passou a produzir receptores de TV, e na década de 80, as soluções de videoconferência. Durante todos esses anos, a Empresa sempre seguiu fiel ao seu “estilo encandinavo” de design e tecnologia, do qual se orgulha muito. “Hoje, a TANDBERG está presente em mais de 90 países e detém 42% do mercado global da comunicação por vídeo, o que lhe garante a posição de líder, com 80% do faturamento vindo de hardware e 20% de serviços”.

No Brasil, a empresa atende companhias como HSBC, Receita Federal, Rede do Saber, Prodesp, Google, Braskem, Andrade Gutierrez e Volkswagen e ocupa a viceliderança, mas tem metas muito ousadas para chegar ao topo nos próximos três anos. “E para isto estamos investindo cerca de 2 milhões de dólares no Brasil e na Argentina” , informou Thomas Valantin.

O portfólio da TANDBERG cobre as tecnologias IP, ISDN, V35, 3G e tecnologia Expressway para telepresença e videoconferência por computador, ambas com versões para sala de reunião e uso pessoal. Suas instalações abrangem soluções ponta-a-ponta, desde os terminais até os elementos de infraestrutura, passando pelos softwares de gerenciamento.

De acordo com Thomas Valantin, que há pouco menos de um ano mudou-se para São Paulo, vindo da França, para liderar esse processo, o Brasil é um dos mercados mais importantes e dinâmicos de toda a região latinoamericana. “Em uma economia global, as empresas não podem se dar ao luxo de adiar as decisões por causa das viagens, algo cada vez mais desconfortável e caro. É por isso que as empresas brasileiras sabem que, para serem competitivas, precisam contar com soluções de videoconferência e telepresença, e é crescente a procura por parte de empresas públicas e privadas”, explicou.

Os principais mercados atendidos no Brasil são educação, justiça, governo, saúde e grandes corporações. “Além disso, com o lançamento da nova solução para as pequenas e médias empresas, estamos confiantes em levar a videoconferência também para esse nicho. E mais, vale ressaltar que as soluções da TANDBERG, as únicas que são totalmente interoperáveis, permitem aos demais fabricantes desenvolver soluções usando os mesmos padrões, e isto permite que seja criado um mercado totalmente aberto. Um exemplo disso é o desenvolvimento da Expressway, uma solução que permite às organizações se comunicarem de forma aberta usando um código numérico, sem comprometer a segurança. Essa solução, que é padronizada pela ITU, é um marco na história da videoconferência, semelhante à introdução dos telefones com prefixos internacionais”, completou Thomas Valantin.

Outro aspecto que hoje justifica o investimento em sistemas de conferência são as despesas com viagens e representação, que são o terceiro maior gasto de uma empresa. “Vale lembrar, também, que 70% dos ocupantes dos aviões que decolam no Brasil - 1,2 milhão de pessoas - são os chamados viajantes de negócios”, disse Valantin.

No ano passado, a movimentação do segmento de viagens corporativas no Brasil alcançou R$ 40 bilhões. Também é importante ressaltar que 42% das empresas autorizam as viagens dos seus executivos apenas em casos de extrema necessidade e 37% delas, com objetivo de reduzir custos, vão rever as políticas para a área.

Com relação aos canais de distribuição da Empresa, a TANDBERG tem um modelo de negócio totalmente indireto, atuando através de canais de distribuição, divididos entre os operadores de telecomunicações, especialistas em videoconferência e integradores de soluções audiovisuais. Seus principais parceiros são a PromonLogicallis, Telemart, Solutione e Network1, entre outros. [ Thomas Valantin na sala de telepresença da TANDBERG, em São Paulo | Crédito/foto: Fábio Franci]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira