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11/05/2007 - 07:19

Audi ganha prêmio “Motor do ano“ com a versão 2.0 turbo FSI

O motor turbo FSI que equipa no Brasil os modelos A3 Sportback e A4, com 200 cavalos de potência máxima, foi considerado o melhor de sua categoria em 2005, 2006 e 2007.

São Paulo - Pelo terceiro ano consecutivo, a Audi recebeu o prêmio “Motor do Ano“. Um júri com mais de 60 jornalistas dos mais reconhecidos do setor automobilístico de 30 diferentes países nomearam novamente o motor 2.0 TFSI o campeão deste prêmio, um dos mais prestigiados da categoria.

O júri optou por este impressionante quatro cilindros como o dominante em sua categoria, classificando o motor não só como incrivelmente versátil e hábil, mas também notavelmente potente. O 2.0 TFSI combina um vigoroso poder de arranque com a capacidade de se adaptar as diferentes necessidades do dia-a-dia. O júri observou ainda que a Audi demonstrou, este ano, o melhor desenvolvimento de motor nos segmentos 1.8 e 2.0.

O 2.0 TFSI equipou inicialmente o Audi A3 Sportback. Agora pode também ser encontrado nos modelos A4, A6 e o novo esportivo TT Coupé, que será lançado no Brasil na segunda quinzena de maio.

Os segredos do motor 2.0 TFSI - O pioneirismo da Audi em dominar a tecnologia de injeção direta de combustível não está restrito ao sucesso das pistas de corrida. Com o 2.0 TFSI, que conquistou o título de “Motor do Ano” pela terceira vez consecutiva, a montadora alemã é a primeira fábrica do mundo a combinar a tecnologia FSI com a turboalimentação na esfera de motores de corrida e também em linha de produção.

O termo “injeção direta de combustível” já explica a tecnologia: o injetor localizado no sistema de admissão, no cabeçote, é servido por uma bomba de alta pressão do eixo de comando, que divide a pressão entre todos os cilindros. O injetor regula a entrega de combustível com precisão de milésimos de segundo e a pressão de injeção é de até 110 bar.

O bloco do motor é feito de ferro fundido cinzento GG 25, um material que apresenta alta resistência à pressão e excelentes propriedades acústicas. Vibrações perceptíveis e freqüências irritantes foram suprimidas do propulsor e o som agradável do sistema de escape completa o conjunto acústico.

O coletor de admissão do 2.0 TFSI é feito de plástico de alta tecnologia. Com ele, a mistura ar-combustível é distribuída de maneira mais homogênea na câmara de combustão, garantindo alta performance e agilidade nas respostas de aceleração em todas as marchas.

O motor de quatro válvulas por cilindro, com baixa fricção, teve a geometria do duto de admissão modificada em relação a uma versão aspirada. Isto resulta não somente em grande refinamento, mas também em resistência superior e mais eficiência. Com isto, o motor turbo consegue uma taxa de compressão de 10.5:1, número que só é atingido pelos modernos motores aspirados. Isto, combinado com as vantagens da injeção direta de gasolina, representa um papel crucial para aumentar a eficiência termodinâmica comparada aos motores turbos convencionais.

Na versão de motor 2.0 TFSI que equipa no Brasil os modelos A3 Sportback e A4, o torque máximo de 280 Nm está disponível entre 1.800 e 5.000 rpm. Esta excepcional e larga faixa, por um lado, permite dirigir com eficiência no consumo e poucas trocas de marchas, e por outro lado, significa que um leve toque no acelerador já produz um impulso forte e espontâneo.

Equipado com câmbio esportivo S tronic, o Audi A3 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos com o motor 2.0 TFSI de 200 cv, enquanto o Audi A4 2.0 TFSI acelera em 7,3 segundos com câmbio Multitronic.

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