Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2009 - 11:05

Hospital Erasto Gaertner reforça importância da alimentação saudável na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer

Entidade promove ação em parceria com seção de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba

Para reforçar a importância da alimentação saudável como forma de prevenir e combater o câncer, o Hospital Erasto Gaertner promove neste sábado (28), na seção de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, ações informativas com o objetivo de alertar a população acerca da importância do consumo de alimentos saudáveis. A mobilização faz parte do cronograma de atividades da entidade voltado ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado na próxima sexta-feira (27/11).

Em parceria com a ala de orgânicos do Mercado Municipal, formada por 22 estabelecimentos, materiais informativos serão distribuídos, ressaltando os tipos de alimentos que devem fazer parte da dieta diária da população, bem como quais oferecem riscos quando consumidos em excesso e a longo prazo. O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável no processo de combate ao aparecimento de diversos tipos de câncer. De acordo com o oncologista do Hospital Erasto Gaertner e membro da Comissão de Nutrição do Hospital, Dr. Giovanni Targa, o aparecimento da doença, em muitos casos, está relacionado com o índice de massa corporal (IMC) apresentado pelo paciente. “Para não apresentar um quadro de risco, o índice de massa corporal (IMC) do indivíduo adulto (20 a 60 anos) deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m². O IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso, e cuidados adicionais na alimentação devem ser levados em consideração”, alerta o oncologista.

Para a nutricionista da instituição, Marina Lopes, algumas mudanças nos hábitos alimentares são fundamentais para a prevenção ao câncer. “A ingestão regular de frutas, verduras, legumes e cereais integrais auxiliam na prevenção à doença, pois contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que ajudam as defesas naturais do corpo. O importante é ingerir esses alimentos com uma certa regularidade”, ressalta.

Além da entrega de materiais informativos, parte da renda obtida neste sábado (28) com a venda de produtos provenientes do mercado de orgânicos de Curitiba será revertida ao Hospital. Todas as doações adquiridas têm como objetivo contribuir com as ações de manutenção e infraestrutura da instituição.

O Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento e gestão de pacientes com câncer, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atende cerca de 900 pacientes por dia, sendo 95% deles pertencentes ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Alimentação X Câncer: como prevenir a doença - De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem contribuir com o surgimento no organismo de ambientes favoráveis para o aparecimento de células cancerosas, facilitando o seu crescimento e disseminação. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, entre outros.

Ainda de acordo com o órgão, existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e frequente.

O Inca ainda ressalta que o tipo de preparo do alimento também influencia no risco de câncer. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago e coloretal. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, pochê, ensopado, guisado, cozido ou assado.

Porém, de acordo com Marina Lopes, nutricionista do Hospital Erasto Gaertner, os cuidados com alimentação devem ser constantes para terem o efeito preventivo desejado. “A alimentação saudável somente funcionará como fator protetor, se for adotada regularmente no decorrer da vida de cada um”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira