Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2009 - 11:10

Olimpíada Solidária de Estudo supera meta e já mobiliza mais de três mil estudantes brasileiros

Com término previsto para dia 05 de dezembro, números garantem ao Brasil o segundo lugar na ação. Toda a renda da iniciativa será revertida para o projeto social Jurujuba, de Niterói (RJ).

Dados comprovam que o Brasil aderiu ao desafio proposto pela VII Olimpíada Solidária de Estudo, iniciativa que ocorre simultaneamente em 15 países da Europa, África e América, durante 30 dias (05 de novembro a 05 de dezembro). Até o momento, o País tem o segundo melhor desempenho, com 8.501 horas de estudo e a participação de 3.152 estudantes voluntários, perdendo apenas para a Espanha, onde nasceu o projeto. Faltando 10 dias para o encerramento da ação, no mundo já foram geradas 143.519 horas, com o envolvimento de 20.172 pessoas.

Em termos de participantes, a biblioteca mais ativa é a da Unicamp, com 528 cadastrados, que estudaram 1.124 horas. Já sob o ponto de vista de horas é a Universidade Federal Fluminense (UFF), que com 385 alunos gerou 1.344 horas de estudos. Cada uma dessas horas representa um real revertido ao projeto social Jurujuba, que atende diretamente 100 crianças e adolescentes em situação de risco na colônia de pescadores em Niterói (RJ).

Segundo Andréa Gomides, diretora da ONG Ekloos, responsável pela Olimpíada no Brasil, o projeto já superou a meta prevista, que era mobilizar três mil participantes. Além disso, a ação estimula a solidariedade e contribui para o hábito da leitura. “É importante destacar que este ano, no país, nossos patrocinadores e apoiadores não são grandes companhias. Isso demonstra que as pequenas é médias têm condições de também serem socialmente ativas”, afirma.

Com apoio do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) e da Sing Comunicação de Resultados, no Brasil, a ação ainda tem como patrocinadores as empresas Punto, Redutor Tempo e Sisgen. Com organização das ONGs Ekloos, Coopera, Cooperation Internacional e ACTEC, a Olimpíada também conta com o patrocínio oficial da União Européia.

Uma das metas do projeto é o estímulo à leitura, por isso, mesmo durante as férias escolares, os voluntários podem usar gratuitamente os acervos das 17 bibliotecas cadastradas. Para participar, o estudante deve identificar a biblioteca mais próxima através do site (www.olimpiadasolidaria.com), dirigir-se até lá e estudar. Assim, transformará o estudo em solidariedade. Os resultados da Olimpíada podem ser acompanhados pelo twitter: www.twitter.com/institutoekloos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira