Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2009 - 11:15

Ação Ambiental do Rally dos Sertões recebe prêmio internacional


Operação de limpeza das trilhas e dos acampamentos por onde passa a competição mereceu o "Enviromental Awards 2009”, concedido pela Federação Internacional de Motociclismo.

A Ação Ambiental do Rally dos Sertões foi a vencedora do Enviromental Awards 2009, prêmio concedido pela FIM - Federação Internacional de Motociclismo – aos mais destacados programas de conscientização e de preservação do meio ambiente ligados aos esportes a motor em todo o mundo.

Depois de ter avaliado 11 candidaturas – um recorde no número de concorrentes - o júri independente formado pelo sr. Theodore Oben (Programa Ambiental das Nações Unidas), sr. Tore Brevik (especialista em ambientalismo) e pelo sr. Denis Bochatay (da J. de Heer Consulting, empresa especializada em meio ambiente e esportes) elegeu o trabalho ambiental desenvolvido nos últimos anos no Rally dos Sertões. Segundo os jurados, além dos múltiplos objetivos ambientais e do claro efeito no esporte e na comunidade, o exemplo dado pelo evento - que manifesta preocupação e cuidado com o meio ambiente - deve inspirar os organizadores de outras provas a inserir os assuntos ambientais em seus planejamentos e a construir eventos sustentáveis.

A cerimônia de entrega do prêmio "Enviromental Awards 2009” ao sr. Carlos Andrade, o "Carlão”, coordenador geral de Ação Ambiental do Rally dos Sertões, acontecerá durante a Conferência Anual da FIM, no próximo dia 27 de fevereiro, em Genebra, na Suíça.

"Esse é o prêmio máximo que poderíamos receber, é como se fosse um Oscar mesmo”, comemora Carlão. "É o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido nos últimos nove anos dentro do Sertões”, finalizou.

Esta não é a primeira vez que o trabalho ambiental desenvolvido pelo Rally dos Sertões é reconhecido. Em 2007, a ação foi premiada pela UML - União Latinoamericana de Motociclismo – entidade filiada à FIM.

Trabalho limpo - Desde 2001, a equipe de Ação Ambiental do Rally dos Sertões é responsável pela limpeza de todos os detritos e resíduos deixados pelos competidores ao longo dos mais de 5.000 km de percurso da competição, bem como o recolhimento de todo o lixo resultante dos acampamentos da prova. O grupo também é incumbido de indenizar - em dinheiro e assim que passa o último concorrente - os proprietários das áreas rurais que tenham sofrido algum tipo de dano, como a quebra de cercas ou de porteiras.

Formada por dez integrantes a cada etapa – quatro permanentes e seis recrutados em cada cidade – a equipe de Ação Ambiental do Rally dos Sertões é dividida em dois grupos. O primeiro cuida diretamente do trabalho nas trilhas. A bordo de uma picape 4x4, equipada com rádio, sistema de rastreamento via satélite e todos os recursos para limpeza - como pás, vassouras e produtos para absorção de resíduos no solo ou na água – o grupo liderado por Carlão parte para a trilha logo após a largada do último caminhão inscrito na competição. Ao longo do percurso, vão sendo recolhidos pneus, peças (ou fragmentos) de alumínio e de fibra de vidro, papéis e plásticos.

O segundo coordena as tarefas de recolhimento e de coleta seletiva dentro dos acampamentos; por meio de acordos com as prefeituras locais, todo o lixo é encaminhado para programas de reciclagem. O trabalho também inclui a distribuição de cinzeiros ecológicos, sacolinhas plásticas para serem levadas nos veículos de competição e de apoio, e sacos de lixo para acondicionamento dos detritos nos próprios acampamentos.

Saldo positivo – Ao longo dos dez dias de competição do Rally dos Sertões 2009 - disputada entre os dias 24 de junho e 3 de julho, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Natal (RN) – a equipe de Ação Ambiental distribuiu 1.000 cinzeiros ecológicos, 6.000 sacolinhas plásticas, 6.000 sacos de lixo, e utilizou 20 kg de produtos para absorção de resíduos líquidos. Ao todo, foram recolhidos ao longo do percurso 750 kg de detritos, 75 litros de óleo e 11 toneladas de lixo dos acampamentos. No total, foram empregados 100 voluntários e cerca de 10 mil pessoas foram impactadas de forma positiva, direta ou indiretamente.

A equipe – A Ação Ambiental do Rally dos Sertões é uma atividade desenvolvida pela equipe "Os Canastras”, que surgiu como uma agência de turismo voltada aos esportes de aventura dentro da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Além do próprio Carlão, que desde 2007 é comissário de meio ambiente da FIM, os outros três integrantes da equipe são Orlei de Souza, Marcos Campos e Rômulo Miranda. Atualmente, eles deixaram de lado as atividades de turismo e são especializados em ações ambientais para eventos fora de estrada. O contato com "Os Canastras” pode ser feito com o próprio Carlão, por meio do telefone (31) 9952-2882, ou pelo email [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira