Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2009 - 11:18

Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009 anuncia os vencedores


A Petrobras anunciou os vencedores do 13º Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia premiados pelo desenvolvimento de projetos visando o uso racional e eficiente de energia, em cerimônia realizada no dia 26 de novembro (quinta-feira), em Brasilia (DF).

Coordenado pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o prêmio foi criado para incentivar ações de eficiência energética que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil e abrange diversos segmentos da sociedade.

Instituída pelo Mistério de Minas e Energia em 1993, a premiação tem seis categorias: edificações; empresas do setor energético; imprensa; indústrias; micro, pequenas e médias empresas; órgãos e empresas da administração pública. Os critérios de avaliação para a escolha dos projetos premiados foram o potencial de replicação das medidas implementadas, a redução do consumo de insumos energéticos utilizados nos processos, a redução da demanda de energia, os benefícios ambientais, a disseminação interna dos conceitos implementados e a conscientização da comunidade.

Para exemplificar o comprometimento da Companhia com o desenvolvimento sustentável, o gerente executivo de SMS da Petrobras, Ricardo Azevedo, citou o programa interno de conservação de energia, desenvolvido há 30 anos, com objetivo de descobrir soluções energéticas, com ganhos de produtividade. “O Conpet desenvolve atividades voltadas para os consumidores finais dos nossos produtos, buscando o seu melhor uso”, disse.

O Conpet é um programa de racionalização implementado pela Petrobras com objetivo de promover o uso eficiente de combustíveis e incentivar o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício em diversos setores, com ênfase no transporte, comércio, indústrias, residências e escolas

Em 2009, o Conpet e o INMETRO, lideraram o lançamento do programa brasileiro de etiquetagem veicular, que tem o objetivo de estimular o uso e a produção de automóveis cada vez mais eficientes e econômicos. Na área educacional, o Conpet realizou oficinas sobre eficiência energética, meio ambiente e sustentabilidade para professores do ensino fundamental de 1.709 escolas em todo o Brasil.

O evento também contou com a presença do secretário adjunto do Ministério de Minas e Energia, Paulo Ataul, do assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, Celso Knijnik, do presidente da ANEEL, Nelson Hubner, do diretor de Tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira, do diretor da ANP, Nelson Narciso Filho.

Vencedores: 1. Edificações | Ana Carolina de Oliveira Veloso e equipe | Luiz Athayde da Silva Kauer e equipe.

2. Empresas do setor energético: Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil | Cemig Distribuição S.A. | Cosern – Companhia Energética do Rio Grande do Norte S.A. | Sulgipe – Companhia Sul Sergipana de Eletricidade | Bandeirante Energia S/A – EDP Bandeirante.

3. Indústria: Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S.A.

4. Empresas da administração pública: Prefeitura Municipal de São Lourenço – MG | CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará.

5. Imprensa: Luciano Moreira Santos e equipe | Mirella Falcão | Paulo Montóia e equipe Guia do Estudante.

6. Micro, pequenas e médias empresas: Fermentec LTDA. Assistência técnica em fermentação alcoólica.

Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia - Coordenado pela Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), o Prêmio tem por objetivo reconhecer e premiar representantes de diversos segmentos da sociedade que se destacaram no desenvolvimento de projetos que visam ao uso racional e eficiente de energia no país.

A premiação, instituída pelo Mistério de Minas e Energia em 1993, tem seis categorias: Edificações, Empresas do Setor Energético, Imprensa, Indústrias, Micro, Pequenas e Médias Empresas e Órgãos e Empresas da Administração Pública. Haverá também uma Menção Especial para o melhor projeto de saneamento e para os projetos específicos do Reluz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira