Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2009 - 11:23

Catálogo reúne fornecedores da indústria naval


Jorge Bruno, Coordenador do catálogo Navipeças da ONIP

Lançado durante seminário na FIESC, o catálogo dará visibilidade à indústria naval do país.

Florianópolis - A Federação das Indústrias (FIESC) a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram no dia 26 de novembro (quinta-feira),o catálogo Navipeças, um portal de divulgação e relacionamento integrado por fornecedores destinado a contratantes globais da indústria naval. O catálogo foi lançado em Florianópolis durante o seminário Oportunidades do setor naval para a indústria do estado.

O funcionamento do catálogo é simples e o acesso é gratuito. As empresas interessadas se cadastram diretamente no portal [ www.onip.org.br/navipecas ] e enviam a documentação comprobatória para a análise dos aspectos técnicos e jurídicos pela Comissão de Avaliação de Empresas (CAE). Em caso de aprovação, a empresa passará a figurar no Catálogo Navipeças, apresentando seus bens e serviços.

A perspectiva de crescimento da indústria naval brasileira, impulsionada pelos investimentos do setor de óleo e gás, exigia ações na direção de se consolidar e ampliar a participação de "players" nacionais neste mercado. Com o portal, será possível organizar informações sobre cerca de 1.800 itens demandados por esta indústria, efetivando assim a contribuição destas entidades ao incremento do conteúdo nacional nos empreendimentos da indústria naval.

O gerente do Estaleiro OSX em Santa Catarina, José Jorge Araújo, que ministrou palestra no evento, afirmou que o estaleiro que será construído em Biguaçu tem previsão para entrar em operação a partir de dezembro de 2011. O empreendimento deve gerar cerca de quatro mil empregos diretos.

Para o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, dado o grau de desenvolvimento da indústria catarinense, a Federação tem chamado atenção para as oportunidades decorrentes de investimentos programados pela cadeia petróleo e gás no Brasil. No período 2009-2012 serão cerca de US$ 270 bilhões. "Além do nosso potencial de fornecimento para a cadeia, estão sendo instalados no estado estaleiros para a construção de plataformas e navios, maximizando o potencial de desenvolvimento do estado a partir do crescimento do segmento de petróleo e gás", diz. "O Catálago Navipeças, que apresenta as empresas capacitadas para fornecimento de bens e serviços utilizados na indústria naval, é uma ferramenta fundamental para as empresas interessadas no setor e por isso será apresentado em Santa Catarina", acrescentou. Além disso, a FIESC vai se associar à ONIP, com o objetivo de apoiar a inserção e o aumento da participação das indústrias catarinenses no fornecimento para o setor de petróleo e gás.

"Com esta iniciativa estamos contribuindo efetivamente para o aumento do conteúdo nacional nos empreendimentos da indústria naval", afirmou o diretor-geral da ONIP, Eloi Fernández y Fernández. Na opinião, do presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, o catálogo irá agregar competitividade ao segmento e auxiliar no cumprimento de metas previstas na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para esse setor, como o aumento do uso de navipeças nacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira