Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2009 - 09:25

Ecologia POP

Citando várias referências da cultura pop, a bióloga Nurit Bensusan encontra um jeito leve e divertido de elucidar a questão ambiental na obra Meio ambiente: e eu com isso?

O título desafia: “Meio ambiente: e eu com isso?” Esta é a pergunta frequente que a bióloga-autora, Nurit Bensusan, faz no decorrer das 180 páginas do lançamento da Editora Peirópolis. Com a missão de elucidar a questão ambiental de forma leve e divertida, ela proporciona ao jovem leitor uma série de informações interessantes e foge do didatismo ao abordar o tema em forma de crônicas.

Descobrimos, por exemplo, as chamadas “sopas de plástico” oceânicas, resultantes da desmaterialização gradual de dez milhões de toneladas de lixo plástico anualmente lançados nos mares pelo homem. Descobrimos que a taxa de desmatamento da Floresta Amazônica é a de um campo de futebol para cada dez segundos. Ou, ainda, como a música pode envolver sérias questões ambientais: do risco de extinção de animais como o elefante (o marfim já foi item valioso na confecção das teclas do piano) ao contrabando do jacarandá, espécie de árvore preferencial na fabricação de violões espanhóis.

"Na obra, ela conecta o meio ambiente a nossas vidas, sem os pudores e a patrulha da ecomilitância. Em vez disso, utiliza do humor para provocar ideias e promover soluções”, afirma Helio Hara no prefácio do livro. Segundo ele, nos vinte textos reunidos, referências pop se encontram com a erudição: Flintstones, Garrincha, The Police, Barack Obama, Chopin, entre tantas outras, tornam tangíveis questões como mudanças climáticas, desmatamento, consumo (in)consciente, escassez de água, organismos transgênicos, biocombustíveis e sustentabilidade. “Aproximam os temas dos leitores, evidenciando sua permanência em todas as idades, em todos os lugares”, diz.

“Uma das intenções do livro é mostrar a conexão entre coisas que não parecem relacionadas, tipo bacalhau e conservação ambiental, música e pau-brasil, maratonas e poluição... É fazer entender que se você curte moda, isso tem a ver com meio ambiente; se você é músico, isso também tem ligação com o ambiente; O desafio é mostrar como essa história de meio ambiente permeia tudo!”, explica a autora.

A bióloga afirma não ter encontrado grandes dificuldades em “simplificar” as inúmeras pesquisas sobre o tema: “O desafio, de fato, é conseguir explicar, mesmo que não com todas as nuances e detalhes, as pesquisas feitas hoje e como isso impacta nossa sociedade, nossos valores e conceitos. Eu acredito e aposto na democratização da ciência, não apenas na democratização de sua compreensão, mas também dos processos de tomada de decisão sobre essa agenda. Acredito que livros como esse são o primeiro passo, ajudam as pessoas a perceberem que essas coisas também estão relacionadas com elas e que terão impactos sobre suas vidas.”

O ilustrador Luciano Irrthum enriquece o material com ilustrações bem humoradas que remetem ao universo HQ.

Autora - Nurit Bensusan divide seu tempo entre o trabalho com políticas públicas na área de conservação da biodiversidade em ONGs ambientalistas e a reflexão e pesquisa sobre temas relativos às áreas protegidas, à conservação das paisagens e ao acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais. Entre seus livros estão Biodiversidade: para comer, vestir ou passar no cabelo?, Seria melhor mandar ladrilhar?, Biodiversidade, como para que e por quê? e até mesmo um livro sobre as experiências femininas em banheiros – Os banheiros que vivi… ou não. Além disso, mantém o blog Nosso Planeta, que contribui para esquentar o debate em torno das questões ambientais e esfriar a cabeça com seu bom humor.

Editora Peirópolis - Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. [ www.editorapeiropolis.com.br]

. [ Ilustrações: Luciano Irrthum | 176 páginas | ISBN: 978-85-7596-166-7 | Formato: 12,5 X 21 | Preço: R$ 29,00 ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira