Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2009 - 09:26

Livro atrai mundo político e intelectual


Personalidades disputam dedicatória de Lavareda em lançamento de livro no Distrito Federal e São Paulo.

Contando com a presença de várias personalidades do cenário político, intelectual e artístico nacional, o sociólogo Antonio Lavareda lançou em duas capitais (Brasília dia 25 e São Paulo dia 26), seu mais novo livro “Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais”, pela Editora Objetiva. Entre os dois dias de lançamento, mais de 500 pessoas disputaram um autógrafo do autor nos dois espaços destinados, a Expand Store (Brasília) e a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Ciro Gomes, Roméro Jucá, Fernando Gabeira, José Sarney, Armando Monteiro Neto, Rodrigo Maia, Gilberto Kassab, Jorge Bornhausen, Cláudio Lembo, Márcio Tomaz Bastos, Paula Burlamarqui, Jorge Forbes, Edgar Moury, Torquato Neto, Álvaro Dias, Antônio Carlos Magalhães Neto e os governadores José Anchieta (Roraima) e José Serra (São Paulo), entre outros estiveram presentes às duas mesas de dedicatórias para levar o livro e dar um abraço em Lavareda.

A obra remete ao leitor a algumas reflexões: o que as pessoas levam em conta na hora de votar? Por que alguns candidatos conseguem se conectar com o eleitorado e outros não? No ano em que o Brasil comemora 20 anos de eleições presidenciais, essas e outras perguntas são respondidas por Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais.

Com participação em 76 campanhas, sendo três delas presidenciais, o autor combina uma vasta pesquisa com análises acuradas dos elementos e circunstâncias que influenciam as corridas eleitorais. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais é um livro que revela mais do que a razão: esclarece os sentimentos que dão as cartas nas eleições e explica o funcionamento das campanhas políticas; eventos que mobilizam milhões de pessoas e monopolizam a atenção da opinião pública, mas, continuam sendo um mistério para a maioria da população.

Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais: Antonio Lavareda, um dos maiores especialistas do Brasil no tema, faz um raio-X das campanhas políticas contemporâneas.

O que as pessoas levam em conta na hora de votar? Por que alguns candidatos conseguem se conectar com o eleitorado e outros não? No ano em que o Brasil comemora 20 anos de eleições presidenciais, essas e outras perguntas são respondidas neste livro por Antonio Lavareda, um dos maiores especialistas brasileiros em marketing eleitoral.

Com participação em 76 campanhas, sendo três delas presidenciais, o autor combina aqui uma vasta pesquisa com análises acuradas dos elementos e circunstâncias que influenciam as corridas eleitorais. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais é um livro que revela mais do que a razão: esclarece os sentimentos que dão as cartas nas eleições e explica o funcionamento das campanhas políticas, eventos que mobilizam milhões de pessoas e monopolizam a atenção da opinião pública, mas continuam sendo um mistério para a maioria da população.

É um livro que vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. “Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas”, escreve o autor.

Em Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais, Lavareda trata dos aspectos mais relevantes das campanhas políticas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.

Um dos capítulos trata especificamente daqueles que costumam ser as principais “armas” dos candidatos, os comerciais de TV. E, além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado “neuromarketing” e está mudando a dinâmica das eleições.

O autor: Antonio Lavareda é bacharel em direito (UFPE) e jornalismo (Unicap), mestre em sociologia (UFPE) e doutor em ciência política (Iuperj). Foi professor e coordenador do mestrado em ciência política da UFPE e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia (Berkley). Atualmente, é diretor-presidente da MCI- Estratégia, sediada em Brasília, e presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Já publicou os livros Representação, Legitimidade e Crise Política (Ed.UFPE); Poder e Voto (Massangana); A Vitória de Arraes (Ed. Inojosa); Democracia nas Urnas (Revan), que é leitura obrigatória na seleção ao curso de pós-graduação em política da USP; e Partidos no Pós-Guerra (Ed. UFPE). [ Editora: Objetiva, 312 páginas, por R$ 44,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira