Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2009 - 09:47

Parceiros do maior projeto de internacionalização de empresas executado no Brasil se reúnem em Brasília

Encontro tem como objetivo a apresentação dos resultados parciais do PAIIPME e a troca de experiências entre os participantes.

Brasília - Nos dias 1º e 2 de dezembro, representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Delegação da Comissão Europeia no Brasil (DCE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) reúnem-se com representantes de mais de 30 entidades brasileiras, públicas e privadas, que participam da execução do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME). O encontro tem como objetivo a apresentação de resultados parciais e a troca de experiências do primeiro ano de execução do Projeto, que foi lançado em 2 de dezembro de 2008 e tem um plano de ação a ser cumprido até dezembro de 2010.

O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Europeia e visa a inserção competitiva das pequenas e médias empresas brasileiras no mercado europeu. Com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia e metade proveniente de fundos brasileiros de origem pública e privada), esse é o maior projeto de cooperação técnica cofinanciado pela União Europeia em execução na América Latina. Suas ações são realizadas por meio de parcerias com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas, que executam 31 subprojetos específicos, dos quais 15 são desenvolvidos por meio de acordos de cooperação técnica e 16 são projetos locais de subvenção.

O MDIC, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao PAIIPME, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de implementação e gestão do Projeto. “O PAIIPME já beneficia diretamente mais de 600 PMEs brasileiras, por meio ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições homólogas, capacitação empresarial e realização de estudos. Essas ações estão diretamente ligadas a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal que, entre outras coisas, estimula a internacionalização das PME brasileiras e propõe aumentar os investimentos de diversos setores produtivos nesse processo, impulsionando as empresas em direção aos mercados mundiais por meio do investimento direto”, explica Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI.

Parceiros - Para a execução do PAIIPME, a ABDI conta com a parceria da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (SECEX-MDIC), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A Agência conta, ainda, com parcerias em vários setores empresariais, por intermédio de entidades representativas, como a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Associação Brasileiras das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimovel), a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), o Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Os parceiros regionais e locais, por sua vez, atuam em setores específicos nos Estados e municípios brasileiros, com projetos próprios, subvencionados pelo PAIIPME. Eles são responsáveis por multiplicar as ações do Projeto nas regiões em que atuam. Entre eles estão entidades como ASSINTECAL, SOFTEX, PANGEA, CITS, Endeavor Brasil, Fundação CERTI, SEBRAE/ES, SEBRAE/RJ, SINCASJB e UNISINOS, além das Federações das Indústrias dos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira