Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2007 - 07:51

O Boticário lança linha de produtos com artesanato de Comércio Justo

Aquisição é resultado de projeto criado entre a empresa, Sebrae e Visão Mundial, que celebraram, dia 10 de maio, a Semana do Comércio Justo

Brasília - As encantadoras Bonequinhas da Sorte, imortalizadas por artesãos pernambucanos, vão fazer parte de uma nova linha de produtos do sofisticado mundo da perfumaria, representado pela gigante do mercado nacional O Boticário.

A partir de maio, 24.500 peças serão vendidas nas 240 franquias da empresa no Rio de Janeiro e em São Paulo. A venda vai beneficiar 530 artesãos de grupos produtivos das cidades de Olinda, Garanhuns, Carpina, Gravatá, além da capital do Estado, Recife.

A nova aquisição da empresa de cosméticos paranaense é resultado de parceria com o Sebrae e a organização não-governamental Visão Mundial, pelo projeto Grandes Compradores. O lançamento do projeto será realizado no dia 10 de maio, no Rio de Janeiro, durante celebração da Semana Mundial de Comércio Justo.

Este ano, com o tema focal da promoção dos direitos das crianças, o evento pretende mobilizar produtores, compradores e consumidores para debates sobre o movimento que propõe relações comerciais justas em todo o mundo.

O Comércio Justo é um movimento que propõe desenvolvimento sustentável, melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores que estão à margem do mercado.

"A proposta do projeto é abrir mercados para os pequenos produtores e criar condições para a geração de emprego e renda nessas comunidades", explicou a coordenadora nacional do Comércio Justo no Sebrae, Louise Machado.

Mesmo com toda a tradição na produção das lembrançinhas características do povo pernambucano, entre os artesãos a idéia de associativismo surgiu no ano passado com uma visita dos técnicos do Sebrae e da Visão Mundial às comunidades. Os técnicos realizaram trabalhos de identificação, formação e treinamento de grupos de artesãos.

Os grupos receberam capacitações técnicas, de gestão e de empreendedorismo, se organizaram e ganharam posição relevante no mercado. Os artesãos, que antes viviam de uns trocados pelo trabalho de desfiar fios de meias, agora poderão sustentar a família com a renda gerada a partir da produção e comercialização das bonequinhas.

"A iniciativa vai promover o desenvolvimento de pequenos produtores e a geração de emprego e renda para comunidades menos favorecidas. O projeto é símbolo das instituições parceiras na prática do comércio justo no País, que envolverá uma grande rede, formada por franqueados, franqueadores, fornecedores, consultores e consumidores", afirma a gerente de Responsabilidade Social do Boticário, Márcia Vaz.

De acordo com a coordenadora dos projetos pela Visão Mundial, Renata Cavalcanti, a idéia é de que os grupos se emancipem e ampliem os trabalhos realizados pelo projeto. "Se as vendas continuarem, cada artesão garantirá pelo menos um salário mínimo por mês", explicou Renata. Ela completou dizendo que o próximo passo será buscar estratégias para abertura de novos mercados e oportunidades de negócios nos cenários nacional e internacional.

Projetos-piloto - O projeto que envolve a gigante dos cosméticos O Boticário é um dos cinco pilotos desenvolvidos desde o ano passado entre o Sebrae e a Visão Mundial para promover o fortalecimento do acesso igualitário aos mercados por parte de micro e pequenos empreendimentos com base nos princípios, valores e critérios do Comércio Justo e Solidário.

Ao todo, 4.533 pessoas, entre grupos de pequenos produtores, artesãos, cooperativas e associações de vários municípios, devem ser beneficiadas. Com a proposta de promover o desenvolvimento econômico, o acesso a mercados e justas condições de comercialização, o projeto contempla ações nas áreas de monitoramento e garantias de Comércio Justo, compras governamentais, grandes compradores nacionais, mercado externo e mercado nacional agrícola, com foco em supermercados.| Por: Tatiana Alarcon/Sebrae Nacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira