Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 09:25

44% dos belgas utilizaram a identidade eletrônica em 2009, aponta pesquisa do governo

Estudo, realizado após a completa instalação do programa, revela também que 1/3 dos entrevistados têm leitoras em casa.

São Paulo– Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Governo Belga aponta que, em 2009, 44% dos cidadãos deste país já utilizaram a identidade eletrônica (e-ID) on-line, um número superior aos 26% registrados no levantamento anterior (2006). Nas duas pesquisas foram entrevistadas mil pessoas, respeitando critérios como distribuição populacional de sexo, idade e línguas (francês e holandês). O projeto BelPIC (Cartão de Identidade Eletrônica Pessoal Belga) iniciou-se em 2003 e utiliza a tecnologia segura de cartão inteligente da Gemalto, para identidade digital, além do corpo plástico do cartão que integra seis recursos de impressão de segurança.

“Em 2009, finalizamos a completa instalação de nosso programa para todos os cidadãos, com a distribuição de aproximadamente dez milhões de identidades digitais, que funcionam como o clássico RG brasileiro, mas possibilitam também o acesso a serviços pela Internet ou presencial na companhia de um funcionário público. Com campanhas e outras ações específicas, conseguimos nos comunicar de forma efetiva junto à população, destacando o valor agregado de benefícios como, por exemplo, evitar fraudes e adquirir documentos e serviços com mais comodidade, praticidade e agilidade no dia a dia. Os números são muito agradáveis, mas ainda temos trabalho a fazer, já que alguns cidadãos ainda optam pelos processos antigos”, destaca Bert Beyl, gerente do Projeto e-Government da Bélgica.

“A tendência é que a aceitação ao documento eletrônico aumente cada vez mais. Afinal, a facilidade para acessar serviços via e-ID é grande e diferenciada. Tudo pode ser feito pela Internet, em casa ou no escritório! Mas, se o usuário preferir, há a possibilidade de se utilizar esta tecnologia em quiosques públicos, prédios de autoridades e outras instituições”, complementa Arnaud Laurans, vice-presidente para o segmento de Governo da Gemalto na América Latina.

O estudo do Governo Belga aponta também que 19% dos belgas têm leitores no escritório; 9% a mais do que o registrado em 2006. Nas residências, esse número é ainda maior : 33% dos entrevistados contam com o dispositivo; contra 20% divulgado no levantamento anterior.

“Cada vez mais, nossos cidadãos estão confiantes nas leitoras, a forma mais eficaz e efetiva para se ter acesso a numerosos serviços on-line. Afinal, basta conectá-la no computador, introduzir a e-ID no dispositivo e digitar o código PIN do cartão de identidade. Em poucos minutos, pode-se ter acesso a mais de cem serviços variados, como por exemplo, acessar informações de Saúde, comprar tickets de trem, declarar impostos, denunciar vandalismos, avisar a polícia para ela monitorar a sua casa quando você estiver viajando e ainda assinar eletronicamente, em poucos segundos, seus documentos”, acrescenta Beyl.

Características e Funcionalidades – O estudo revelou também que os cidadãos belgas estão conscientes quanto às características e funcionalidades da identidade eletrônica. Dos entrevistados, 65% sabem que com a identidade eletrônica é possível fazer assinatura digital de documentos com legalidade jurídica; 70% disseram que, para assinar digitalmente um documento, não é necessário ter caneta eletrônica; e 75% responderam que, após introduzir a e-ID, é necessário digitar o código PIN.

Em relação ao PIN, 40% sabem o número de cor; 40% conseguem encontrar o código com facilidade; 15% esqueceram o número e 5% desconhecem onde o PIN pode ser utilizado.

Lançamento – O Governo Belga acaba de lançar mais um serviço que pode ser acessado via e-ID. Trata-se do e-Birth (e-Registro de Nascimento), que permite pais e mães registrarem os recém-nascidos, diretamente do hospital.

“Todo ano, temos cerca de 120.000 nascimentos. Esse serviço irá oferecer comodidade aos pais, que agora não precisarão mais gastar tempo se deslocando até prédios públicos e realizando este serviço pessoalmente”, finaliza Beyl.

O projeto BelPic - O projeto resultou da decisão do Governo Belga de tornar mais simples os processos administrativos e agilizar os serviços públicos. Lançado em março de 2003, o BelPic visou garantir aos cidadãos belgas um novo documento de identidade altamente seguro, mas que, ao mesmo tempo, também funcionasse como uma ferramenta para assinatura digital e autenticação on-line para utilização de serviços de governo eletrônico, seguro social (médico, farmácia, hospital) ou mesmo serviços hospedados em sites privados.

O cartão inteligente (com chip) da Gemalto passou a ser reconhecido como a identidade oficial dos cidadãos belgas e facilitou o acesso a diversos serviços do governo, como restituição de impostos, obtenção de registros civis e certidões de nascimento. Digitando o PIN do cartão, o portador assina, pela internet, contratos, declarações e procedimentos administrativos de forma segura e com validade legal, através do certificado digital armazenado no chip, o que equivale a firma reconhecida em cartório.

Perfil: A Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com faturamento anual de €1,68 bilhão em 2008, e 10.000 funcionários que operam em 75 escritórios e centros de pesquisa & desenvolvimento localizados em 40 países.

A Gemalto se encontra no coração de nossa sociedade digital em evolução. A liberdade de se comunicar, viajar, fazer compras, realizar operações bancárias, se divertir e trabalhar — a qualquer hora, em qualquer lugar — tornou-se parte integrante do desejo e das expectativas das pessoas, de um jeito que seja prático, agradável e seguro.

A Gemalto atende às crescentes demandas de bilhões de pessoas no mundo inteiro por conectividade móvel, proteção de identidade e de informações, segurança de cartão de crédito, serviços de transporte e de saúde, serviços eletrônicos de governo e segurança nacional. Nós fornecemos a governos, operadoras de telefonia celular, bancos e empresas uma ampla variedade de dispositivos pessoais de segurança, como módulos de identificação de assinante (SIM) Universal Identity Circuit Cards (UICC) em telefones celulares, cartões inteligentes de banco, crachás de acesso, passaportes eletrônicos e tokens USB para proteção de identidade on-line. Para completar a solução, nós também fornecemos softwares, sistemas e serviços para ajudar nossos clientes a atingirem suas metas.

Conforme o uso de softwares e dispositivos de segurança da Gemalto aumenta com o número de pessoas interagindo no mundo digital e sem fio, a empresa está estrategicamente posicionada para crescer nos próximos anos. | www.gemalto.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira