Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 09:32

VII Olimpíada Solidária de Estudo incentiva a leitura nas férias e encerra ação com festa de Natal

Participantes da iniciativa podem colaborar como voluntários durante a comemoração, que tem patrocínio de empresas de Niterói (RJ).

No sábado, 05 de dezembro, o Papai Noel chegará de barco para encantar as 100 crianças e adolescentes do projeto social Jurujuba, realizado na comunidade de pescadores de mesmo nome, em Niterói (RJ). A festa de Natal, que contará com a distribuição de presentes, marca o encerramento da VII Olimpíada Solidária de Estudo, projeto mundial que acontece simultaneamente em 15 países da Europa, África e América, durante 30 dias (de 05 de novembro a 05 de dezembro).

O Brasil participa pelo segundo ano consecutivo, contabilizando até o dia 29 de novembro 11.025 horas de estudo, com 4.003 estudantes voluntários. Cada uma dessas horas gera um real, revertido ao projeto Jurujuba. No ranking geral, o país continua em segundo lugar. No mundo, o resultado parcial da Olimpíada chega 186.083 horas, além da participação de 24.493 pessoas.

Segundo Andréa Gomides, diretora da ONG Ekloos, responsável pela Olimpíada no Brasil, a idéia da festa também é estimular a participação dos voluntários, que terão a chance de conhecer os beneficiados diretos da ação. Para ajudar como voluntário na comemoração é preciso enviar um e-mail para [email protected], até dia 03 de dezembro (quinta-feira).

A festa natalina, que acontece a partir das 10h, tem o apoio do Bistrô Mac, Arnaldo Gonçalves Ótica, além de outras empresas, todas locais, que se sensibilizaram com a causa. Além da distribuição de presentes, as crianças poderão saborear guloseimas e participar de inúmeras brincadeiras, promovidas pelos voluntários e organizadores do projeto.

“A colaboração dessas empresas de pequeno porte tem como objetivo desmistificar a idéia de que só companhias grandes podem contribuir com projetos sociais. Com essa ação, além de oferecer um Natal mais especial para as crianças e adolescentes do projeto Jurujuba, também sensibilizamos o pequeno e médio empresário sobre a adesão às causas sociais”, explica a diretora.

Incentivo à leitura- Com o início das férias escolares, um dos objetivos da Olimpíada é criar o hábito da leitura entre os voluntários, já que o acervo das bibliotecas cadastradas pode ser usado gratuitamente nesse período. “Apenas uma pequena parcela da população brasileira tem o hábito da leitura. Embora de 2001 para 2007 o índice no Brasil tenha aumentado, passando de 1,8 para 3,7 livros per capita por ano, estamos longe de chegar ao índice da França, por exemplo, que é em média de sete livros per capita”, afirma Andréa.

De acordo com a diretora, as 17 bibliotecas cadastradas possuem acervos diversificados, o que pode contribuir para despertar nas pessoas o interesse pelos livros. “Ler não é só uma forma de diversão, mas amplia a cultura e o aprendizado, além de dinamizar o raciocínio e a interpretação. Os estudantes que já estão de férias podem se dirigir as bibliotecas cadastradas para ler. Com isso, também estarão convertendo horas de leitura em solidariedade”, completa.

Para José Castilho Marques Neto, Secretário Executivo do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), um dos apoiadores da Olimpíada, a iniciativa é uma ferramenta importante para fortalecer o acesso à leitura. “Ler é fundamental para que as pessoas conheçam novos valores e outras culturas, tendo contato com as formas mais verticais do conhecimento”, diz.

Além do apoio do PNLL e da Sing Comunicação de Resultados, no Brasil a Olimpíada Solidária de Estudo tem o patrocínio das empresas Punto, Redutor Tempo e Sisgen. A organização é das ONGs Ekloos, Coopera, Cooperation Internacional e ACTEC.

Os resultados da ação podem ser acompanhados pelo twitter (www.twitter.com/institutoekloos) e informações das bibliotecas são encontradas em www.olimpiadasolidaria.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira