Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 09:39

Projeto de educação integral de campinas é destaque no Prêmio Itaú-Unicef de 2009

O Projeto Construindo Alianças com Novas Parcerias, que foi desenvolvido em Campinas (SP), como parte da Segunda Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação, foi um dos destaques do Prêmio Itaú-Unicef de 2009. O Projeto Construindo Alianças recebeu Menção Honrosa na Categoria Alianças Estratégicas no Território, que reconhece ações realizadas em um determinado território por alianças de diferentes organizações que tenham como meta comum a educação integral de crianças e adolescentes. Esta categoria do Prêmio Itaú-Unicef recebeu 111 inscrições de todo Brasil e três projetos receberam a Menção Honrosa: o Projeto Construindo Alianças com Novas Parcerias de Campinas, a Aliança pela Educação de Paraty (RJ) e Escola em período integral – Oficina do Saber, de Sorocaba (SP).

A construção de alianças entre escolas, organizações não-governamentais e outros setores das comunidades locais, para que as crianças e adolescentes tenham educação o tempo todo, é justamente o propósito do Programa pela Educação em Tempo Integral, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. O Programa tem apoio logístico desde o início da Fundação FEAC, de Campinas.

O Programa pela Educação em Tempo Integral já está em sua Terceira Edição. Nessas três edições, foram e estão sendo apoiados projetos relacionados à montagem de redes locais de aprendizagem em Campinas e três municípios da Paraíba: João Pessoa, Lucena e Santa Rita.

O Projeto “Construindo Alianças com Novas Parcerias”, desenvolvido na Segunda Edição, entre 2007 e 2008, envolveu uma rede de aprendizagem constituída no distrito de Sousas, em Campinas, pelo Centro Comunitário Irmão André (CECOIA) e as organizações: Escola Estadual Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, Associação Presbiteriana de Ação Social – APAS, Associação Cornélia Maria E. Van Hylckama Vlieg, Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”, Casa de Cultura e Cidadania de Sousas, Centro de Saúde de Sousas, Núcleo Assistencial e Educacional da Criança e do Adolescente – NAECA, Jaguatibaia Associação de Preservação Ambiental e Secretaria Municipal de Esportes.

Um dos destaques na Segunda Edição foi a reinauguração da Casa de Cultura e Cidadania “Antônio da Costa Santos”, em Sousas, como uma conseqüência direta da mobilização das organizações parceiras pela consolidação de novos espaços de aprendizagem na comunidade do distrito de Sousas.

Essa rede de aprendizagem, para permitir educação em tempo integral para crianças e adolescentes de Sousas, está sendo consolidada na Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, através do Projeto Pacto Sustentável. Outros três projetos estão sendo apoiados em Campinas e seis na Paraíba.

A Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental – APOITCHÁ, proponente do Projeto “Roda, Rede – Prevenção, Letramento e Inclusão Social”, desenvolvido em Lucena (PB), já ganhou o Prêmio Itaú-Unicef, em 2005.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira