Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2007 - 07:57

Rhodia tem lucro de 59 milhões de euros no primeiro trimestre

Empresa divulga resultados do período e registra bom início de 2007

Paris, São Paulo - A Rhodia, uma das líderes mundiais em química de especialidades, registrou um faturamento de 1,26 bilhão de euros no primeiro trimestre de 2007, uma elevação de 4,7% sobre o mesmo período de 2006.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente alcançou 205 milhões de euros, equivalentes a 27% a mais do que o mesmo período do ano passado. O total integra 33 mihões de euros de EBITDA gerados com as vendas de certificados de redução de emissões (créditos de carbono).

A margem de EBITDA se elevou a 16,3% no primeiro trimestre de 2007 contra 13,4% no primeiro trimestre de 2006; sendo que a margem das atividades químicas da empresa alcançou 14,1% contra 13,4% no mesmo período do ano passado. O resultado operacional se elevou a 130 milhões de euros, em razão do forte crescimento do EBITDA recorrente.

O resultado líquido da empresa no trimestre foi de 59 milhões de euros contra uma perda de 36 milhões de euros no primeiro trimestre de 2006. Além da melhoria no desempenho operacional, o resultado líquido teve o impacto positivo dos custos de reestruturação financeira e operacional e de cessões de atividades. A dívida líquida consolidada foi reduzida de 1,94 bilhão de euros para 1,79 bilhão de euros.

"O primeiro trimestre de 2007 marca um bom início de ano com um desempenho operacional em constante elevação", afirmou o CEO da Rhiodia, Jean-Pierre Clamadieu. "A Rhodia continua em seu ritmo de crescimento rentável, desenvolvendo as atividades e negócios nos quais detém sólidas posições de liderança", acrescentou.

Nesse sentido, a empresa está desenvolvendo uma série de projetos em todo mundo. Recentemente, anunciou o aumento da capacidade de intermediários no Brasil, cujo lançamento está previsto para o quarto trimestre de 2008, além do início de operações da unidade de polimerização em Onsan, na Coréia do Sul, previsto para o quarto trimestre de 2007.

A empresa também assinou acordo para criar joint venture na área de silicatos, base de um futuro desenvolvimento de sílicas na Ásia. E enxerga oportunidades de crescimento nos mercados-chave de Terras Raras para produção de telas de plasma, telas LCD e produtos para catalisadores de automóveis. A Rhodia deve ainda colocar em operação, em meados de junho deste ano, uma nova fábrica de difenóis, instalada na China.

Segundo a empresa, as condições de mercado começaram 2007 de forma satisfatória. A Rhodia confirma suas perspectivas de obter em 2007 uma forte progressão do EBITDA recorrente e de geração de fluxo de caixa positivo.

Região - Na região da América Latina, o faturamento da empresa no trimestre registrou elevação de 25% sobre o mesmo período no anterior, puxado principalmente por vendas de intermediários de poliamida, plásticos de engenharia, polímeros e especialidades para os mercados de Home & Personal Care, entre outros. As exportações a partir do Brasil subiram 33,8% no trimestre quando comparadas ao primeiro trimestre de 2006.

Segundo o presidente da Rhodia América Latina, Marcos De Marchi, o ritmo de atividades da empresa na região evoluído a cada trimestre. "Continuamos a crescer neste trimestre, após quatro anos de crescimento constante nos mercados-chave em que atuamos", disse De Marchi.

A Rhodia, empresa química líder em seus negócios, é um grupo industrial internacional fortemente engajado em Desenvolvimento Sustentável. O grupo coloca sua excelência operacional e sua capacidade de inovação a serviço do desempenho dos seus clientes. Reunido em sete empresas mundiais, o grupo Rhodia é parceiro-chave dos grandes players dos mercados automotivo, de pneus, da eletrônica, da perfumaria, da higiene e beleza e produtos de consumo. A Rhodia obteve um faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006 e emprega atualmente 16 mil pessoas no mundo. Suas ações são cotadas nas bolsas de valores de Paris (Euronext) e Nova Iorque (NYSE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira