Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 10:51

Editora Peirópolis lança versão em quadrinhos de “O Corvo”, um dos poemas mais conhecidos do poeta norte-americano Edgar Allan Poe

O célebre poema O Corvo (The Raven), do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), ganha nova versão em HQ neste ano de 2009, em que se completam 200 anos de nascimento de seu autor. Nesta versão da coleção “Clássicos em quadrinhos”, da Editora Peirópolis, O Corvo renasce das mãos do quadrinista Luciano Irrthum, que expressa sua reverência pela obra imprimindo-lhe o lirismo, a força e a visceralidade de seu traço.

O interesse de Irrthum por Poe começou quando o quadrinista ganhou do avô um livro antigo do mestre do terror e do mistério. Ao abrir aquele exemplar ensebado encontrou, no meio das páginas amareladas, um recorte de jornal que narrava um fato curioso sobre o túmulo do escritor: todos os anos, uma garrafa de conhaque e três rosas são deixadas sobre sua lápide no dia de sua morte.

A notícia intrigou para sempre o jovem Irrthum. Depois de ler todos os contos de Poe, que inspirou a alma e a obra dos poetas mais elevados de todos os tempos, ele decidiu adaptar para os quadrinhos o poema mais conhecido do clássico escritor americano, O Corvo (The Raven).

Esta é a terceira versão do artista para essa adaptação. A primeira, Irrthum publicou em formato de fanzine. A segunda foi um exercício criativo, em que Irrthum transferiu o cenário do poema para uma favela carioca. Esta edição da Peirópolis, a primeira em que Irrthum pôde trabalhar com o poema na íntegra, esconde aqui e ali referências aos contos de Poe lidos pelo quadrinista, e é considerada por ele a versão definitiva.

A opção pela tradução para o português de Machado de Assis busca promover o encontro de Machado com um de seus escritores favoritos no ano do bicentenário de Poe, em que se comemora também o centenário de morte do brasileiro.

Edgar Allan Poe (1809-1849) é reconhecido mundialmente como um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica. Nasceu em Boston de pai e mãe atores, mas foi criado pela abastada família Allan depois do falecimento da mãe. Poe escreveu poemas, contos e novelas e influenciou autores como Baudelaire, Maupassant e Dostoiévski. Considerada uma obra prima, o poema O Corvo deu a Poe a fama que ele cultivava escrevendo e publicando prosa, e atravessou dois séculos inspirando a admiração de grandes nomes da literatura.

Luciano Irrthum nasceu em 3 de junho de 1972 em João Monlevade (MG), e vive em Belo Horizonte. Formado em design gráfico pela Fuma, é ilustrador, quadrinista e artista plástico. Publica seus quadrinhos e desenhos em revistas independentes, como Graffiti 76% Quadrinhos, Legenda e Front. Participou de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior. É autor de A comadre do Zé, da Graffiti.

Editora Peirópolis: Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. [www.editorapeiropolis.com.br]

Lançamento do livro O Corvo em quadrinhos, de Luciano Irrthum, dia 05/12/09, das 11h às 13h30, no Café com Letras – www.cafecomletras.com.br | Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi – Belo Horizonte, Telefone: (31) 3225-9973.

O Corvo em quadrinhos, autor Edgar Allan Poe, com adaptação: Luciano Irrthum, 48 páginas | ISBN: 978-85–7596-168–1 | Capa: Brochura | Formato: 20,5 X 27 | Preço: R$ 35,00.

Com o olhar aguçado por livros de Ziraldo, a educadora Cristina Silveira transforma temas abordados na obra do pai do Menino Maluquinho em propostas de atividades para o dia-a-dia dos professores. A autora notou que a literatura paradidática carecia de um livro que trouxesse idéias que auxiliassem o professor de Ensino Fundamental a tornar as aulas mais atraentes. Com a obra, a autora pretende ajudar os professores a abordarem temas como a identidade de cidadão brasileiro – afro descendente ou não –, respeito à diversidade e compreensão das qualidades e especificidades de cada um, tudo isso utilizando apenas os livros de Ziraldo.

Ziraldo na Sala de Aula foi elaborado com base nas oficinas de capacitação oferecidas aos professores durante as comemorações dos 75 anos de Ziraldo no Centro Cultural da Caixa Econômica, no Rio de Janeiro, e no Centro Cultural Palácio das Artes, em Belo Horizonte, simultâneo à exposição Ziraldo, O Eterno Menino Maluquinho.

O grande desafio foi selecionar obras de Ziraldo para compor as sugestões de atividades em sala de aula. O livro A Fábula das Três Cores resgata o tema da brasilidade, as raízes étnicas, o povo brasileiro conhecido como “povo festeiro e trabalhador”. Já O Menino Marrom, publicado em 1986, traz uma conversa com a criança sobre origens, etnias, preconceito e discriminação, e exalta ainda a questão das amizades verdadeiras. Já o famoso Flicts trata da questão da identidade pessoal, enquanto O Segredo de Mãe Docelina apresenta uma visão descontraída e inusitada de um dos símbolos do folclore brasileiro, o Saci-Pererê, em seu melhor perfil doce e carismático.

As atividades propostas pela educadora, sob influência das obras de Ziraldo, abrem caminho para que a família se aproxime da escola e fornece informações cruciais para a assimilação de nossa cultura e de suas características singulares.

Sobre a autora: professora da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994, Cristina Silveira atuou com as séries iniciais e no projeto "Prazer de Ler", em que dinamizava atividades voltadas para a aquisição prazerosa do ato de leitura. Atuou como professora de História e Geografia em turmas de 2º segmento do ensino fundamental e como orientadora pedagógica e educacional em escolas de ensino médio e fundamental. Ingressou na rede municipal de Duque de Caxias em 2004, na qual atuou como regente de turma nas séries iniciais, como dinamizadora de leitura, trabalhando com estímulo à leitura e ainda como membro da Subsecretaria Adjunta de Planejamento Pedagógico. Participa de eventos em universidades, prefeituras, institutos e escolas do Rio de Janeiro e de outros Estados ministrando palestras sobre novas metodologias de ensino, especialmente no uso de quadrinhos e de literatura infanto-juvenil em sala de aula, com ênfase na obra de Ziraldo.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, Flicts, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil, que já vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Em 2005, Ziraldo lançou, para aqueles que leram O Menino Maluquinho na infância, seu primeiro livro adulto: O Aspite – Há um jeito pra tudo. Em 2009, Ziraldo alcança 190 livros publicados pela Melhoramentos.

. [Ziraldo em Sala de Aula, de Cristina Silveira | 104 Páginas / R$ 39,00 | Editora Melhoramentos, 2009. Sessão de autógrafos | Ziraldo na Sala de Aula, de Cristina Silveira, dia 06/12, domingo, às 16h, na Livraria Saraiva do Shopping Center Tijuca, Av. Maracanã, 987 - Tijuca - Piso L1, Rio de Janeiro (RJ)]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira