Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 11:13

Copa de Andamento Matsuda Mangalarga elege os grandes campeões da temporada


Dunga Vargedo foi o principal nome entre os cavalos, enquanto Pilar do Otnacer brilhou entre as fêmeas

A Fazenda Barrinha, localizada na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, recebeu nos dias 28 e 29 de novembro a grande final da Copa de Andamento Matsuda Mangalarga. A prova, que distribuiu uma premiação recorde de R$ 160 mil, contou com a presença dos 86 animais que mais se destacaram durante a fase classificatória da competição.

Durante o evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, foram eleitos os campeões das sete categorias em disputa na competição, três delas destinadas às fêmeas, outras três dedicas aos machos e uma exclusiva para cavalos castrados. O principal momento da programação, entretanto, foi a escolha dos grandes campeões da temporada.

O jovem Dunga Vargedo (Photô Vargedo em Rafaela Vargedo), de apenas 38 meses de idade, confirmou que é um dos principais exemplares da raça na atualidade. O cavalo, que já havia conquistado no começo de novembro o Grande Campeonato de Andamento da 31ª Nacional, teve novamente um brilhante desempenho nesse fim de semana. Exposto por Luiz Henrique Souza Ribeiro, o animal originário da seleção dos herdeiros de Geraldo de Souza Ribeiro obteve com unanimidade o título de Grande Campeão da Copa de Andamento.

A premiação dos machos incluiu ainda dois animais com ótimo desempenho durante a competição: Almanaque M.E., um filho de Justiceiro M.E. e Maritaka do Jek, e Falcão do Dado, produto do cruzamento entre Topázio J.O. em Pintura EFL. Exposto por João Pacheco Galvão de França e criado por Mário Emílio Carlos Gonçalves, Almanaque, que já havia conquistado no sábado o título de campeão entre os machos com mais de 60 meses, obteve o 1º Reservado Grande Campeonato. Já Falcão, selecionado por Eduardo Figueiredo Lima Filho, arrebatou o 2º Reservado Grande Campeonato, após ter vencido a categoria de machos com mais de 48 a 60 meses.

Por sua vez, o julgamento de fêmeas teve como principal nome a égua Pilar do Otnacer, uma filha de Premiado DL (T.E.) e Intriga HSE, originária da seleção de Antonio Caetano Pinto e exposta por José Carlos Moraes Abreu Filho. Comprovando a qualidade da nova geração, a fêmea, que vencera no sábado a categoria entre 36 e 48 meses de idade, arrebatou também o cobiçadíssimo título de Grande Campeã Égua da Copa Matsuda Mangalarga.

O pódio contou ainda com as talentosas Manada Saint Clair J.O., produto de Topázio J.O. e Matilha J.O., e Celeste do Taj, filha de Recado ACF e Tranca OB. Exposta por ZCM Agropecuária e criada por Turbante JO Criação e Comércio de Equinos, Manada foi eleita 1ª Reservada Grande Campeã, enquanto Celeste do Taj, de José Osvaldo Marques, obteve o título de 2ª Reservada Grande Campeã.

Para julgar os concorrentes, foi convocado um experiente trio de jurados, composto por Aloysio Miana Cid, Benedito Carlos da Silva e Paulo Francisco Gomes Della Torre.

Iniciada no mês de junho, a mais importante competição funcional da raça Mangalarga promoveu dez provas nesta temporada. Além da grande decisão, realizada em Espírito Santo do Pinhal, aconteceram nove etapas classificatórias, que passaram por oito cidades de três estados: Jundiaí (SP), Guaxupé (MG), Uberaba (MG), Amparo (SP), São João da Boa Vista (SP), Londrina (PR), Mococa (SP) e Jaú (SP), onde aconteceram duas disputas. [www.cavalomangalarga.com.br ].

. [ Foto/Legenda: Evento contou com a presença dos 86 animais que mais se destacaram durante a fase classificatória da competição.| Crédito/foto: Norberto Cândido/Arquivo ABCCRM ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira