Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 11:30

PECE/Poli abre inscrições para curso de especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho

Alunos podem optar entre as modalidades presencial e à distância.

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE/Poli) abriu inscrições para as turmas de 2010 do curso “Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho”, oferecido nas modalidades presencial e à distância (EAD).

O curso destina-se a profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia. A legislação federal determina que apenas quem tem diploma em uma dessas áreas está habilitado a exercer a atividade de engenheiro de segurança no trabalho.

De acordo com o professor da Poli e coordenador do curso, Sérgio Medici de Eston, essa é uma área com grande demanda no mercado. “A legislação brasileira na área de segurança no trabalho está cada vez mais rigorosa e tem sido alterada freqüentemente, com a criação de várias novas normas nos últimos anos. Isso exige das empresas a contratação de profissionais altamente especializados e atualizados para atuar no planejamento e implantação de métodos de prevenção e proteção de acidentes e doenças ocupacionais”, explica ele.

Segundo o professor, o Brasil é o único país onde existe esse tipo de especialização. Isso porque, aqui, a carga horária das disciplinas referentes à segurança nos cursos de graduação é mínima, se comparada a de outros países. Como conseqüência, os profissionais precisam buscar uma formação complementar após sair da faculdade.

Tanto na modalidade presencial como na EAD o curso é composto por 12 disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de formar profissionais com senso crítico para identificar, avaliar e controlar situações de risco em qualquer atividade ocupacional, propondo soluções para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Além das disciplinas teóricas, há atividades práticas e virtuais (para alunos do EAD) realizadas no Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração (LACASEMIN) da Poli. No laboratório os alunos têm acesso a softwares de simulação que ensinam, de forma interativa, como utilizar equipamentos de medição de temperatura, ruído, iluminação, vibração, ventilação e gases.

Em ambas as modalidades a duração do curso, que tem início em março de 2010, é de dois anos, com carga total de 617 horas. As aulas presencias são realizadas nas dependências da Poli, na Cidade Universitária, em São Paulo, às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

À distância – O aluno que opta por fazer o curso à distância segue as disciplinas por meio de apostilas, acompanhadas de filme resumo (que contém as informações gravadas pelo professor) e pela Internet. Por meio de uma ferramenta chamada Moodle, pode interagir com colegas e com um tutor (profissional com habilidade técnica e conhecimento da área de segurança no trabalho, capaz de tirar dúvidas tanto da parte operacional do sistema como dos assuntos abordados), participando de chats e fóruns.

Uma vez por semestre o aluno precisa fazer provas e participar de atividades presenciais (aulas compactas e de laboratório). A apresentação da monografia, ao final do curso, também é feita no PECE/Poli.

A USP é credenciada pelo MEC para a realização de cursos superiores à distância, tendo se destacado pela excelência do programa de EAD do PECE/Poli. [ Site www.pecepoli.com.br ou pelo telefone (11) 2106-2400].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira