Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 11:31

UPIS acolhe II Bienal de Artes de Brasília

A partir de 10 de dezembro, a cidade será palco da segunda mostra contemporânea de artes. No total, quase 1000 obras serão expostas na UPIS – Faculdades Integradas.

Brasília (DF) – Durante um mês inteiro, a UPIS – Faculdades Integradas será palco da 2ª edição da Bienal de Artes de Brasília, evento que vai reunir obras de alguns dos artistas mais importantes das cenas contemporâneas nacional e internacional. De 10 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010, aproximadamente 1000 peças serão expostas em um espaço de 15 mil m² no Campus I da Faculdade UPIS (712/912 Sul).

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2007, quando 6,5 mil pessoas visitaram as instalações da Faculdade para prestigiar a mostra, a II Bienal de Artes de Brasília vem comprovar a forte atividade artística existente fora do eixo Rio – São Paulo, firmando-se definitivamente no cenário nacional de artes ao lado de importantes eventos como a Bienal de São Paulo e a Mostra Rio Arte Contemporânea.

Na edição deste ano, a Bienal tem como tema o “Tempo”. “O tema foi escolhido por interagir com diversos tipos de artes, como música, artes plásticas e arte textual”, comenta o diretor financeiro da UPIS e um dos idealizadores da mostra, Ruy Montenegro.

A II Bienal de Artes vai mostrar obras de artistas locais, nacionais e internacionais, num espaço dividido em diferentes grupos temáticos, como pintura, escultura, fotografia, projeções, desenho e técnicas sobre o papel e aquarela. Durante a mostra, serão desenvolvidas atividades como projeções e visitações técnicas. No fim do evento, um júri formado por especialistas do setor vai premiar as três melhores peças de toda a mostra, além do artista revelação.

Ao todo, aproximadamente 100 artistas revelarão acervos únicos com obras de inquestionável valor artístico. Além de atrair a atenção de pessoas que têm interesse pelo tema, a mostra tem a intenção de contribuir para a divulgação de talentos e a preservação de valores culturais e artísticos. Também pretende criar um espaço para debates e troca de experiências e de novas percepções da vida e da sociedade por meio da arte.

“Brasília tem um potencial muito grande para o crescimento de eventos artísticos, pois a cidade reúne representantes de todas as regiões do País, assim como de outras nações por meio das embaixadas. É importante fortalecer a arte e a cultura em nossa cidade, o que beneficia os artistas e toda a comunidade”, comenta Montenegro.

Artistas como Rubens Gerchman, Márcia Mazzoni, Babinski, Cláudio Junqueira, Laurice Noleto, Marlene Godoy, Zélio Alves Pinto, Tomoshige Kusuno, Jô Soares e Pompéia Scapolatempore são apenas alguns dos nomes confirmados para II Bienal de Brasília.

A Faculdade também fará agendamento de visitas orientadas a estudantes, em que monitores irão comentar e explicar os diferentes movimentos artísticos pelos quais as obras foram influenciadas. “A UPIS sempre incentivou a cultura em Brasília, produzindo eventos para a comunidade e patrocinando ações relevantes realizadas pela cidade”, diz Montenegro.

. [ II Bienal de Artes de Brasília, de 10 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010, das 8h às 18h, nas Faculdades Integradas UPIS – 712/912 sul. Informações pelo telefone (61) 3445-6767 | www.bienaldebrasilia.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira