Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2009 - 11:44

Bosch fornece equipamentos para inspeção veicular no Rio de Janeiro

Analisadores de gases e opacímetros fazem testes de emissões em veículo, e serão 20 postos de inspeção na região metropolitana do RJ com equipamentos da Bosch.

A divisão Automotive Aftermarket da Bosch firmou contrato para o fornecimento de analisadores de gases e opacímetros ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Os equipamentos, utilizados na inspeção veicular, são responsáveis pela análise de emissões de gases. Todos os 20 postos de inspeção veicular da região metropolitana do Rio de Janeiro serão abastecidos com equipamentos Bosch, para inspeção de veículos leves e pesados. Até o fim deste ano, a previsão é de um fornecimento de 131 equipamentos ao Detran-RJ.

O contrato da Bosch contempla não só o fornecimento dos equipamentos, mas todo suporte técnico, com profissionais capacitados, dedicados exclusivamente ao atendimento do Detran. Para a fabricação dos equipamentos, feitos segundo especificações da Bosch, a empresa conta com a parceria da Tecnomotor. Os softwares utilizados pelos analisadores de gases e opacímetros estão adequados para atender aos procedimentos de teste do Detran.

O analisador de gases é um equipamento que, por meio de uma sonda conectada ao escapamento de veículos ciclo Otto, identifica e registra em um software a emissão de Hidrocarboneto (HC) e Monóxido de Carbono (CO), que são gases tóxicos e prejudiciais à saúde, além do Dióxido de Carbono (CO2), que é responsável pelo efeito estufa. O equipamento ainda capta a emissão de Oxigênio, que não é um gás poluente, mas sua medição é importante para diagnosticar problemas no funcionamento do motor.

O opacímetro é um equipamento para medição de emissões nos veículos diesel e possui procedimento de teste similar ao analisador dos veículos do ciclo Otto. Através de uma sonda conectada ao escapamento, o equipamento mede o nível de opacidade dos gases provenientes da combustão do Diesel. Ao final dos testes é emitido um laudo que, de acordo com os limites de emissões estabelecidos para o veículo, indica aprovação ou reprovação. Para execução do procedimento de testes em ambos os casos (Otto e Diesel) é necessária a utilização de um medidor de rotações e um sensor de temperatura, pois é a partir do cruzamento destes dados que se chega a um laudo.

Nas oficinas mecânicas - Os analisadores de gases fornecidos ao Detran são os mesmos utilizados por várias oficinas mecânicas. Totalmente dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas brasileiras e resoluções governamentais pertinentes, este equipamento é versátil, podendo ser adquirido em módulos independentes, que se integram em um único computador/gabinete. O sotfware utilizado neste equipamento é inteiramente desenvolvido para as necessidades do mercado brasileiro. Possui banco de dados com todos os tipos e modelos de veículos com estrutura semelhante à do Denatran, incluindo veículos leves, pesados e motos.

Líder mundial no segmento de diagnóstico automotivo, a Bosch apoia continuamente o uso de sistemas eletrônicos na indústria automotiva, fornecendo às oficinas mecânicas uma ampla gama de equipamentos de testes e softwares de diagnósticos. Além dos analisadores de gases, outros equipamentos fazem parte deste portifólio, como scanners automotivos, recicladoras de ar-condicionado, analisadores de motores, testadores e carregadores de baterias, além de uma linha completa de undercar.

. [Linha de equipamentos de teste da Bosch pelo site www.bosch.com.br ou pelo SAC (11) 2126-1950 (de SP e Região Metropolitana) ou 0800-7045446 (demais localidades)].

O Grupo Bosch em resumo O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2008, seus cerca de 280 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 45.1 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch investe mais de 3.5 bilhões de euros, ou 8% de seu faturamento global, em pesquisa e desenvolvimento, e requer registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica de Precisão e Eletrotécnica. A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a realização de importantes investimentos de vanguarda para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), uma instituição sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma investidora industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta investidora. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e Robert Bosch GmbH. [www.bosch.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira