Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2009 - 09:32

Experiência catarinense se torna case em livro internacional de gestão

Projeto Experimente a Profissão, implementado em Joinville e replicado em outras cidades, foi citado em livro de pesquisadores dos EUA.

Florianópolis - A oportunidade para que jovens interajam com as profissões antes de se matricular num curso e assim facilitar a escolha da carreira se tornou case de um livro que será lançado nos Estados Unidos no início de 2010. Intitulada Experimente a Profissão, a iniciativa foi implementada pelo SENAI/SC inicialmente em Joinville e depois levada a outras cidades, incluindo Rio do Sul e Chapecó. No modelo, os jovens participam de cursos de curta duração e podem identificar as áreas com as quais têm maior familiaridade.

A experiência está descrita no livro Alquimia da Co-Criação (ainda sem tradução para o português), que será lançado por Venkat Ramaswamy e Francis Gouillart (pesquisadores nos EUA). O case também está sendo apresentado na Expo Management, realizada em São Paulo, pela HSM Management. O tema foi abordado nesta segunda-feira por um dos autores do livro, o indiano Ramaswamy, acadêmico da área de marketing da Ross School of Business da Universidade de Michigan, e será detalhado pelo diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, em palestra nesta terça-feira. Outra experiência brasileira em co-criação apresentada no livro é do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre-RS.

A expressão "co-criação de valor" já entrou para o jargão do mundo da gestão. Trata-se de um modelo de criação da qual os clientes participam ativamente. "As empresas já não poder agir autonomamente", diz Ramaswamy. Com mais acesso à informação, os consumidores passaram a tomar decisões com maior embasamento. "Os consumidores buscam exercer sua influência em cada parte do sistema da empresa. Munido de novas ferramentas, querem interagir com as empresas e co-criar valor". A inovação por meio da interação com clientes exige um novo comportamento. "Tornar-se uma organização de co-criação de valor significa mudar a natureza do envolvimento e dos relacionamentos entre a administração e seus funcionários, e entre eles e os co-criadores de valor: clientes, acionistas, sócios ou outros funcionários", explica Ramaswamy em artigo publicado pela revista Strategy & Leadership.

No Experimente a Profissão os estudantes catarinenses participam de projetos inovadores. Em Rio do Sul, os jovens (não matriculados em cursos regulares do SENAI) construíram um patinete. Em Chapecó, o produto final foi um skate. São projetos integradores de várias disciplinas. De maneira lúdica, os alunos podem aplicar conhecimentos adquiridos em disciplinas como física, química ou matemática, nos cálculos para o projeto ou na especificação de tintas. A realização de projetos integradores é uma das características dos cursos do SENAI/SC.

Outras iniciativas de interação da entidade com seus clientes e usuários também convergem para o modelo da co-criação. É o caso, por exemplo, do Casa Aberta, evento no qual as unidades do SENAI/SC abrem suas portas e, que em outubro passado atraiu mais de 60 mil visitantes, a maior parte estudantes. Os Comitês Técnicos Setoriais, por sua vez, são mecanismos pelos quais as empresas participam da formulação do perfil dos profissionais formados pelo SENAI. A partir do perfil, o SENAI elabora o desenho curricular do curso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira