Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2009 - 09:42

Handebol de areia abre a participação do Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia

A seleção de handebol de areia é a primeira equipe do Brasil a entrar na arena de Pocitos, em Montevidéu, para iniciar a disputa dos I Jogos Sul-americanos de Praia. A competição no Uruguai será a última de um ano cheio de conquistas para a modalidade. O Brasil será representado pela base das equipes que alcançaram bons resultados nos Jogos Mundiais, em Kaohsiung, Taiwan, em julho. O time masculino foi ouro e o feminino, bronze. Assim, o Brasil lutará para manter sua hegemonia em território americano. Os homens estreiam contra a Argentina, no dia 2 de dezembro (quarta-feira). Na quinta-feira, dia 3, a equipe feminina enfrenta a Venezuela. Os Jogos Sul-Americanos de Praia acontecem de 3 a 13 de dezembro, em Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está enviando 90 atletas em nove modalidades.

Embalado pelas medalhas nos Jogos Mundiais, o handebol de areia quer fechar 2009 com mais conquistas. “As equipes que ganharam medalhas nos Jogos Mundiais serviram de base para o Sul-americano de Praia. Esta será nossa última competição internacional do ano e esperamos coroar essa temporada com um bom desempenho”, destacou Stanley Ramos, chefe de equipe do handebol de areia. O Brasil é uma das forças do continente, mas nem por isso espera vida fácil. “O respeito que os outros times têm sobre nós é muito grande. Isso não significa que será fácil. Vai ser duro. Treinamos muito para essa competição e acredito que chegaremos com força”, comentou o chefe de equipe, que coloca a Argentina e o Uruguai como principais adversários. Stanley destaca que os Jogos Sul-Americanos servem de preparação para o Campeonato Mundial da Turquia, que acontecerá em maio de 2010.

O handebol de areia do Brasil vem se desenvolvendo de forma consistente nos últimos anos, alcançando uma posição de destaque no cenário internacional. Nos Jogos Sul-americanos de Praia, participa como integrante de uma delegação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. “A competição tem uma proposta bem interessante. Ficamos muito contentes de estarmos alinhados com o COB nessa missão. É fundamental para o desenvolvimento do esporte ter a oportunidade de fazer parte de eventos que tenham o aval do Comitê Olímpico. Queremos aproveitar ao máximo dessa estrutura para alcançarmos novos objetivos no futuro”, avaliou Stanley.

O handebol de praia é disputado por duas equipes de quatro jogadores e quatro reservas, que podem entrar em quadra a qualquer momento, dando grande rotatividade ao jogo. São dois sets de dez minutos, com intervalo de cinco. Havendo empate no set, a disputa vai para o Gol de Ouro. Se cada time ganha um set, é feita a disputa do Um contra o Goleiro, onde o jogador tem uma oportunidade para fazer um gol. A pontuação varia de acordo com o tipo de gol. O gol regular vale um ponto. Já o gol de goleiro, aéreo, de tiro de 6m e espetacular (pirueta) valem dois pontos.

Os Jogos Sul-americanos de Praia - Com competições em Montevidéu e Punta del Este, os Jogos Sul-americanos de Praia terão a disputa de nove modalidades: Handebol de praia, futebol de praia, rúgbi e vôlei de praia serão disputados em Montevidéu, enquanto esqui aquático, maratona aquática, surfe, triatlo e vela serão em Punta del Este. O fitness será disputado como modalidade-exibição nas duas sedes. O Comitê Olímpico Brasileiro enviará 90 atletas para representar o Brasil em todas as modalidades do evento, promovido pela Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR). A delegação brasileira será composta por 131 pessoas. Em Montevidéu, todas as competições serão disputadas em uma arena especialmente construída para o evento, com capacidade para 2.700 pessoas, na praia de Pocitos. As provas de Punta del Este serão realizadas nas praias de Montoya, Maldonado e Mansa.

A primeira edição dos Jogos Sul-americanos de Praia exigiu um planejamento especial por parte do COB, já que algumas modalidades são adaptadas para a praia e outras, como o surfe, não integram o programa olímpico. Já para outras modalidades como o triatlo, o vôlei de praia e a maratona aquática, a competição faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em março de 2010, o Brasil participará dos Jogos Sul-americanos, em Medellín, e em 2011 dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. | http://ww.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira