Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2009 - 09:52

Interatividade é essencial na gestão dos negócios no século XXI

Venkat Ramaswamy encerrou o primeiro dia da ExpoManagement, evento promovido pela HSM que acontece até dia 2 de dezembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

São Paulo – O professor de marketing da Ross School of Business, da Universidade de Michigan e Ph.D em Administração pela Universidade da Pensilvânia, Venkat Ramaswamy encerrou o primeiro dia da ExpoManagement 2009 e falou sobre o conceito de co-criação dentro das empresas: “Sempre que há interação, existe a possibilidade de co-criação”, enfatizou. Ele destacou a necessidade de as empresas usarem as mídias sociais para obterem proximidade com seus públicos de interesse. “Hoje, num mundo cada vez mais globalizado, esse tipo de gestão de negócios beneficia o setor público e privado que, além de trocar informações, compartilham o interesse na busca pela sustentabilidade”.

O processo de co-criação envolve a interação entre clientes, funcionários, parceiros e outras partes interessadas a fim de criar um produto sempre melhor para os consumidores e mais rentável para a empresa. O resultado são os novos produtos, nascidos a partir dessas ideias, que atingem um alto nível de aceitação no mercado.

“Cada um à sua forma, essas empresas criam plataformas de relacionamento direto com o cliente e seus colaboradores. Por meio desses canais, tanto online como offline, cria-se um diálogo com as partes interessadas que geram novas ideias para melhoria do modelo de negócio, produtos e relacionamento”, disse o palestrante.

Ramaswamy citou cases de companhias bem-sucedidas, como Nike, Google e Starbucks, além de outras empresas brasileiras (Sebrae e Hospital Moinhos de Vento), que passaram a colocar em prática o conceito da co-criação. Ele apresentou cada uma das estratégias de interação adotadas e mostrou os resultados obtidos que, ou incrementaram o número de vendas, ou melhoraram o padrão de qualidade de serviços prestados.

No entanto, Ramaswamy alerta que, para um processo de co-criação ser implementado com sucesso, é necessário haver um “amadurecimento” da corporação. Ou seja, a companhia tem que se manter receptiva para aceitar sugestões de melhoria e ideias inovadoras, para depois, colocá-las em prática.

De 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2009, no Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, S. Paulo. | www.expomanagement.com.br

A HSM é líder mundial em educação executiva. Há mais de 20 anos trabalha antecipando necessidades de conhecimento, vinculando idéias inovadoras a experiências bem-sucedidas e estabelecendo a conexão entre os executivos e os principais conteúdos mundiais do management.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira