Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2009 - 09:55

Baixada Fluminense conectada com tecnologia Wireless Mesh da Cisco

Solução implementada pelo governo Estado do Rio de Janeiro viabiliza um dos maiores programas de banda larga do Brasil.

Rio de Janeiro– Foi inaugurado o Baixada Digital, no dia 2 de dezembro (quarta-feira), no Estado do Rio de Janeiro, programa que vai oferecer internet sem fio Wireless Mesh gratuitamente em áreas específicas dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis.

Para essa iniciativa, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia está trabalhando em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF), responsável pela instalação e pela administração da rede após o início do projeto. O programa tem como objetivo aumentar a inclusão digital no Estado do Rio de Janeiro com o oferecimento de conectividade gratuita para a população.

A Cisco foi a empresa escolhida, via licitação pública, para fornecer as soluções de Wireless Mesh - Cisco Unified Wireless Network - e de gerenciamento de rede, por intermédio da Verto Technologies, parceira com certificação Cisco Premier. A tecnologia é baseada na mesma arquitetura empregada em outros dois projetos semelhantes do governo do Rio de Janeiro. O primeiro é o Orla Digital, que já está levando conectividade às praias de Leblon, e Ipanema. O segundo é a criação de um corredor digital que disponibilizará gratuitamente internet sem fio a toda a extensão da Avenida Brasil. Estes projetos fazem parte do Estado Digital, um amplo programa de inclusão em desenvolvimento no Estado do Governo do Rio.

Destaques:Ÿ As áreas específicas das seis cidades da Baixada Fluminense que participam do programa cobrem juntas uma área de 190 quilômetros quadrados, com o potencial de atingir aproximadamente 1,4 milhão de pessoas.

Ÿ Para acessar a internet de residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, o morador terá apenas que contar com um modem sem fio ou dispositivo que conte com conectividade wireless. Já nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais, como na Praça do Pacificador, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.

Ÿ Inicialmente, setenta rádios Cisco 1520 Series Wireless Mesh Access Points estão sendo instalados ao longo desses 190 quilômetros quadrados.

Ÿ A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia anunciou um investimento de R$ 3 milhões no Baixada Digital, tendo centrado boa parte dos recursos na garantia de uma rede robusta para a população.

Ÿ A operação e o gerenciamento do Baixada Digital são conduzidos pela Rede Rio, uma rede de computadores integrada por universidades, como a UFF, e centros de pesquisa, como a FAPERJ, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários: Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro: “Esse é o maior projeto de internet pública do mundo com essas características. É uma grande novidade porque vai permitir que diferentes classes sociais se conectem com o mundo. A internet sem fio é um grande projeto de revolução da educação. Um computador ligado a ela é como uma escola dentro de cada casa.”

Prof. Franklin Dias Coelho, coordenador do projeto, Universidade Federal Fluminense: “A implantação desta plataforma tecnológica é apenas um meio para que se constitua um grande projeto de um estado que se organiza com base no conceito de territórios inteligentes. A visão de cidades e regiões digitais implica em um processo de reorganização territorial que permite ao Estado avançar em sua real missão de promover políticas regionais de integração municipal, estruturando de forma ágil e transparente serviços públicos, integrando e disseminado a história e a cultura fluminense para o mundo. Portanto, muito mais que um programa de infra-estrutura, ele deve ser um processo de mobilização política, econômica e social em que distintas instituições e empresas se integram num pacto territorial para transformar o Estado do Rio de Janeiro num estado digitalmente inteligente.”

Amos Maidantchik, diretor para o setor público da Cisco Brasil: “Na visão da Cisco, programas como o Baixada Digital vão muito além do simples acesso à internet gratuita. Acreditamos que a implementação de uma rede robusta e segura, devidamente controlada e gerenciada, é uma ferramenta hoje indispensável para que os governos possam aprimorar serviços de saúde, educação e segurança pública.”

Perfil: A Cisco (Nasdaq: CSCO) é líder mundial em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. | Site: www.cisco.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira