Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2007 - 08:37

Investir em bolsa de valores é bom para você e para o Brasil

A Bolsa de Valores é o local onde se compram e vendem ações de empresas. Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos que atua como auxiliar do governo na fiscalização das negociações dos valores mobiliários. A compra e a venda de ações podem trazer ganhos a médio e longo prazos para seus investidores, constituindo uma fonte importantíssima para o financiamento das empresas. Quanto mais desenvolvido for o mercado de capitais de uma nação, mais desenvolvida será sua a economia.

Como investir em Bolsa? O investidor em Bolsa de Valores está aplicando seu dinheiro em ações, que são um “pedaço” de uma empresa. Ao investir em ações, você se torna sócio dessa empresa. As ações podem ser ordinárias (que concedem poder de voto nas assembléias deliberativas) ou preferenciais (que não concedem direito a voto, mas oferecem preferência na distribuição dos resultados da companhia).

Para comprar ações, o investidor precisa de uma Corretora de Valores, organização que executa as ordens de compra e venda de ações e recebe corretagens pelos serviços prestados. A corretora é uma instituição financeira credenciada pelo Banco Central, pela Comissão de Valores Mobiliários e pela própria Bolsa de Valores.

Como escolher as ações para investir? A decisão de investimento está baseada em dois princípios básicos: retorno e risco. O investidor deve procurar ações que tenham o maior retorno e o menor risco possível. O retorno pode ser obtido sobre a valorização da ação num período e também através dos dividendos pagos pela empresa. Os “dividendos” são uma parcela do lucro líquido da empresa distribuída aos acionistas ao fim de cada exercício social, na proporção da quantidade de ações detidas.

Sendo as ações “pedaços” de empresas, o investidor está apostando seu dinheiro em oportunidades de negócios. Por isso, é importante acompanhar o desempenho da empresa ao longo do tempo, estudar o setor em que a empresa atua e avaliar como o cenário econômico está influenciando este setor.

Por que é interessante investir em Bolsa de Valores? Por diversos motivos, ainda não há no Brasil uma cultura sólida de investimento em mercado de capitais . O maior deles é a falta de informação. A Bolsa de Valores de São Paulo vem realizando um enorme esforço de divulgação de informações sobre investimentos em ações, e o resultado é que o mercado de capitais vem crescendo no Brasil. No entanto, frente ao potencial das empresas brasileiras, os investimentos em ações ainda são tímidos.

Mas os resultados para aqueles que têm investido na Bolsa são muito positivos, principalmente se comparados ao resultado da poupança, que remunera o investidor a taxas em torno de 0,7% ao mês, enquanto a taxa de juros no Brasil é de aproximadamente 12% ao ano. Segundo estudo do setor de administração de carteiras do Banco Itaú, o índice de rentabilidade sobre patrimônio de 96 empresas foi de 20,9% ano passado e a previsão é que este índice seja superado em 2007.

Em suma, investir em ações é importante para que as empresas consigam captar recursos mais baratos para crescer, gerar empregos, pagar mais impostos e gerar sinergia para o crescimento econômico do país.

. Por: Cláudio José Carvajal Jr. , coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo. Possui MBA Executivo Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA) e pós-graduação em Administração pela EAESP/FGV.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira